Saúde

Como fazer seu próprio Gráfico de Snellen para testar sua acuidade visual

Escrito por lysis | Traduzido por laila teixeira
Como fazer seu próprio Gráfico de Snellen para testar sua acuidade visual

Gráfico de Snellen

A maneira mais comum de testar a acuidade visual é através de um cartaz no qual figuram letras de variados tamanhos. Tal cartaz chama-se Gráfico de Snellen e é utilizado em consultórios médicos para avaliar se os pacientes precisam de óculos. Embora o gráfico de Snellen seja uma ferramenta médica, você pode fazer um para testar sua visão na privacidade do lar. O gráfico não substitui uma consulta com um oftalmologista mas pode ser usado para estimar perda de visão.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use as fontes corretas.O gráfico de Snellen é feito com uma fonte específica. Certifique-se de ter a fonte Courier ou Courier Bold instalada em seu computador.

  2. 2

    Use a grade de fontes e distâncias recomendadas. O Gráfico de Snellen mostra letras que vão diminuindo de tamanho. Caso o paciente tenha problemas, conforme as letras forem ficando menores, sua visão ficará embaçada. A distância e o tamanho da fonte determinam a acuidade visual. Use esta grade de tamanho de fontes para imprimir uma versão precisa do Gráfico de Snellen Distância (pés) 70 60 50 40 30 20 15 10 7 4 Altura da letra (mm) 31 27 22 18 13 9 7 4 3 2 Altura da letra (pt) 88 76 63 50 38 25 19 13 9 5 Tamanho da fonte (pt) 152 130 108 87 65 43 33 21 15 9 A fileira "Distância" lista as posições mais distantes em que uma pessoa pode ficar e ainda assim, poder ler as letras. A fileira "Tamanho da fonte" determina o tamanho da fonte que deve ser usada no gráfico para a distância informada na mesma coluna. Por exemplo, para 21 m (70 pés) deve-se usar uma fonte de152 pt. Para uma distância de 18 m (60 pés), a fonte deve ter 130 pt.

  3. 3

    Marque as fileiras. Cada fila de letras impressas no cartaz é marcada com a distância. Há números no lado direito do Gráfico de Snellen que representam a fileira "Distância" e são usados para o cálculo.

  4. 4

    Avalie sua acuidade visual. Depois de imprimir o gráfico, é hora de testar sua visão. Pendure-o em uma parede. Fique em pé a uma distância de 21 m do cartaz. Leia o que estiver escrito até que você não consiga distinguir as letras menores. Por exemplo, se as menores letras que você conseguir enxergar estiverem na fileira 40, sua visão é 20/40, ou seja, 50% da visão normal. Se você estiver a 3 metros do cartaz e apenas conseguir ler o que estiver escrito na fileira 40, sua acuidade visual é de 10/40, um quarto da visão normal.

Mais galerias de fotos

Referências

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media