Quais são as causas de interferência em aviões de controle remoto?

Escrito por carlos mano | Traduzido por caio nóbrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de interferência em aviões de controle remoto?
Perder o controle de um aeromodelo pode ser perigoso (airplane image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

Controlar aviões de controle remoto é um passatempo interessante, mas você tem que ter cuidado para que suas transmissões sempre cheguem ao avião o qual está controlando. Poucos minutos de voo descontrolado é tudo o que é preciso para derrubar o seu modelo caro e estragar o seu dia. Compreender algumas das maneiras básicas sobre como os sinais podem ser bloqueados pode manter o seu avião seguro e seu passatempo agradável.

Outras pessoas estão lendo

Frequências cruzadas

Existem várias frequências (como 27 MHz, 49 MHz e 75 MHz) reservadas para os dispositivos de controle remoto. Se você estiver usando uma dessas frequências e alguém próximo estiver usando a mesma, haverá interferência. Os veículos de aeromodelos podem obter o sinal errado ou até mesmo uma mistura dos sinais. Em ambos os casos, isso poderia destruir seu avião. A solução é comprar um controlador de 2,4 GHz que usa a Digital Spectrum Modulation (DSM). Esta tecnologia foi desenvolvida na Segunda Guerra Mundial para controlar torpedos, já que é difícil interferir transmissões DSM. A frequência tem muitos canais, então um transmissor verifica quais os canais estão abertos e, em seguida, o coloca no lugar, estabelecendo um código que se torna parte de cada transmissão. Um receptor DSM só reagirá a um sinal que seja precedido pelo código adequado. Esse sistema é utilizado por todas as transmissões militares e é a melhor maneira de proteger o seu avião controle remoto.

Sinal bloqueado

Mesmo se você estiver usando um sistema DSM, o avião não reagirá se não receber uma transmissão. Voar em um lugar onde um edifício ou outra estrutura pode bloquear o sinal fará com que seu avião não responda. É por isso que aviões de controle remoto devem ser controlados em espaços abertos, como campos de grande porte. Mesmo em um espaço aberto, o sinal pode ser bloqueado por uma parte do avião (como o motor ou trem de aterragem), quando o aeromodelo está em determinadas posições em relação ao transmissor. Uma solução para o avião bloqueando o seu próprio sinal é colocar duas ou mais antenas nele, de tal maneira que uma das antenas receberá o sinal, não importando a forma com que o avião esteja posicionado.

Geradores spark gap

Os geradores spark gap são um tipo primitivo de transmissor de rádio. Usados antigamente, quando os rádios estavam sendo desenvolvidos, eles não transmitem em uma frequência específica, mas sim em todas as frequências ao mesmo tempo. Sempre que você tem uma faísca saltando através de uma abertura, você tem um gerador spark gap. Todos os motores de combustão interna -- carros, caminhões, aviões reais e muitos trens -- são geradores de faísca. Eles não transmitem qualquer frequência, mas podem mascarar a frequência você estiver transmitindo. Se um jato jumbo ou um avião militar sobrevoar a área onde você está controlando o seu avião, ou mesmo se um trem passar, o sinal pode ser mascarado por tempo suficiente para travar o seu modelo. Infelizmente, não há maneira de evitar esse tipo de interferência de transmissão, exceto evitando controlar seu aeromodelo perto de linhas ferroviárias ou aeroportos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível