Mais
×

Quais são as causas de urina amarela?

Atualizada April 17, 2017

Com uma boa saúde corporal, a urina usualmente apresenta alguma forma de coloração amarela. Coisas que afetam a cor incluem o consumo de vitaminas, alimentos ou medicamentos, assim como os níveis de hidratação de seu corpo. À medida que nosso corpo usa o sistema de filtração para líquidos, muitos processos que acontecem causam o amarelamento da urina.

Ficar hidratado adequadamente normalmente fará sua urina ficar com uma cor diluída ótima (drinking water image by Andrzej Solnica from Fotolia.com)

Urocromo

A hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio em seus glóbulos vermelhos sanguíneos. À medida que essa proteína é degradada em seu sistema, ela produz um pigmento chamado de urocromo. Esse dá à urina seu tom amarelo.

Vitaminas

Uma urina amarela vividamente brilhante ou uma urina mais dourada, provavelmente reflete o consumo de vitaminas da família B, assim como o caroteno. À medida que seu corpo degrada as vitaminas em seu sistema, o excesso é filtrado para fora de seus rins e, em seguida, é adicionado à urina.

Desidratação

Se seu corpo estiver completamente hidratado, a água dilui o amarelo do urocromo, fazendo sua urina parecer moderadamente clara. Quando você está desidratado, a diluição não ocorre, resultando em uma coloração amarela muito escura na sua urina.

Urina colorida

Apesar da urina ser normalmente alguma variação do amarelo, ela pode apresentar-se com outra cor devido ao consumo de um alimento, corante alimentício ou medicamento. As cores podem variar desde laranja, marrom escuro e até mesmo vermelha/rosa. Esses sintomas são temporários e podem usualmente ser atribuídos aos alimentos e aos medicamentos que você consumiu. Alterações de cor prolongadas na urina pode sinalizar um sintoma bem mais grave, induzindo você a procurar assistência médica.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article