Vida

Quais são as causas da violência nos relacionamentos?

Escrito por james b. jones | Traduzido por lara scheffer
Quais são as causas da violência nos relacionamentos?

A violência física é apenas um tipo de abuso conjugal

BananaStock/BananaStock/Getty Images

A violência nos relacionamentos, também chamada de "violência doméstica" ou "abuso conjugal", pode ser um dos problemas mais difíceis de se identificar. As pessoas que sofrem desse tipo de abuso esconderão a situação dos amigos e da família, e o ciclo pode durar por anos se não houver intervenção. Não há uma causa universal desse problema, mas existem vários fatores diferentes que podem levar ao abuso conjugal.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de autoestima

Um dos motivos pelos quais um indivíduo abusa do outro é pelo simples fato dele ter uma baixa autoestima. Uma pessoa com baixa autoestima pode sentir-se como se não merecesse o relacionamento com seu parceiro. Com o tempo, essa insegurança pode transformar-se em ciúmes ou até ressentimento, e a violência pode ser o resultado final quando o indivíduo descobrir que o controle e a força que sente devido ao abuso o faz sentir-se mais confiante.

Abuso de drogas e álcool

O álcool e certos tipos de drogas recreacionais podem enfraquecer o controle de impulsos de uma pessoa, além de tornar o abusador mais irritável do que seria normalmente. Embora isso não aconteça com todos que ingerem álcool e usam drogas frequentemente, alguns podem descontar a irritabilidade e falta de controle dos impulsos em seus parceiros. O resultado final disso é muitas vezes o abuso verbal ou psicológico, embora a situação possa piorar e incluir a violência física.

Estresse

O estresse, como uma situação familiar delicada ou a perda de um emprego, pode fazer com que o abusador desconte seus problemas em sua parceira. O abuso causado por estresse econômico é particularmente problemático, pois algumas pessoas insistirão em continuar em um relacionamento desse jeito por medo de não ser capaz de sobreviver em momentos complicados da economia. Esse tipo de abuso pode tornar-se menos frequente quando a situação melhorar, embora esse nem sempre seja o caso.

Cultura

Acredite ou não, algumas pessoas talvez simplesmente não saibam ser melhores. Se o abusador foi criado em um local problemático, onde um dos pais sempre foi ausente ou, até pior, um lar onde um deles era frequentemente abusado pelo cônjuge, pode adotar o mesmo comportamento. Diferentemente das outras causas por trás da violência, que podem ser rastreadas a decisões feitas pelo indivíduo, esse motivo requer um longo período de terapia e "desprogramação" para melhorar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media