×
Loading ...

Quais as diferenças entre transistores PNP e NPN?

A invenção de dispositivos de estado sólido, tais como transistores, revolucionou a tecnologia, liderando o caminho para dispositivos de todos os tipos cada vez menores e mais capazes. Agora, os transistores são muitas vezes construídos em um único componente, chamado de chip semicondutor, e por isso já não é tão fácil entender o funcionamento interno de um transistor básico. Ainda assim, muitos produtos contêm transistores individuais básicos e, a fim de testar tais circuitos ou repará-los, você deve saber como identificar o tipo de transistor que o circuito usa. Existem dois transistores padrão, NPN e PNP. Use o esquema a seguir para identificar o tipo de transistor que o circuito usa.

Instruções

Identifique o tipo de transistor antes de qualquer instalação (transistor image by Aleksandr Lukin from Fotolia.com)
  1. Encontre o transistor no diagrama esquemático para determinar o tipo de transistor que você precisa para o seu circuito. No artigo intitulado "O uso de transistores como interruptores", por Dan Morris, da Universidade Brown, um transistor é descrito como uma linha vertical, que representa a junção do emissor, base e coletor, com uma linha horizontal, que representa a base, vindo do lado esquerdo. Duas outras linhas, que representam o emissor e o coletor, tocam o lado direito na diagonal.

    Loading...
  2. Localize a seta sobre uma das linhas diagonais. Esta seta sempre denota o emissor, apontando na direção do fluxo de corrente, usando a teoria do fluxo de corrente positiva, então ela aponta a partir do material P para o material N. Portanto, se o diagrama mostra uma seta no emissor apontando para a base, o transistor é um PNP.

  3. Leia a folha de dados ou procure o transistor online antes de comprá-lo. A folha de dados deve indicar qual terminal é o emissor e também deve indicar se ele é NPN ou PNP.

    Você precisa da folha de dados para dizer se o transistor é NPN ou PNP (transistor image by Alex from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Um técnico experiente pode ajudá-lo a identificar o coletor, base e emissor de um transistor desconhecido, bem como se ele é um NPN ou PNP, usando um multímetro.

Aviso

  • Alguns tipos de transistores são muito sensíveis à eletricidade estática, por isso, tome cuidado durante a manipulação deles. Siga as instruções de manuseio da embalagem.

Referências

Loading ...
Loading ...