Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?

Escrito por christopher capelle | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Webcasts e podcasts são baseados na Internet (internet image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Webcasts e Podcasts são dois métodos diferentes de distribuição de conteúdo em massa por meio da Internet. Ambas as palavras são novas em seu idioma de origem, o inglês; o termo "Webcast" (que faz referência à World Wide Web) não se tornou popular até metade da década de 1990, já o termo "Podcast" (nome derivado do iPod da Apple, lançado em 2001) começou a ser usado uma década depois. Embora tenham algumas coisas em comum, webcasts e podcasts são diferentes.

Outras pessoas estão lendo

História

Tanto os webcasts quanto os podcasts foram criados durante a revolução dos computadores pessoais, por volta dos anos 1990-2000. Os webcasts ganharam destaque na mesma época em que iniciou a revolução da Internet, enquanto os podcasts apareceram após o lançamento do iPod e o advento da música digital.

Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Poscasts e Webcasts não existiam antes da Internet (calendar image by .shock from Fotolia.com)

Função

Ambos, webcasts e podcasts oferecem conteúdo de maneira uniforme para diversos usuários. Geralmente, webcasts são distribuídos em tempo real, ou seja, são eventos ao vivo, embora a maioria deles acabarem sendo arquivados e podem ser assistidos a qualquer momento. Podcasts têm como vantagem o fato de poder ter seu conteúdo baixado automaticamente para o computador e transferido para dispositivos móveis como o iPod. Para assistir a um webcast é preciso que você esteja em frente ao computador, muito embora o revolução causada pelos tablets esteja mudando essa regra e fazendo os webcasts atingirem muito mais pessoas.

Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Você pode ouvir podcasts enquanto vai para algum lugar (woman listening to music image by Tomasz Wojnarowicz from Fotolia.com)

Tipos

Um webcast pode ser encontrado em dois formatos: simulcasts, que são a transmissão simultânea de algum programa de TV pela Internet ou, mas comumente, pode ser uma apresentação virtual (como em uma reunião de investidores ou a apresentação de um novo produto tecnológico) como opção à mesma apresentação feita de forma presencial em um auditório ou avenida. Podcasts podem ter seu conteúdo em formato de áudio ou vídeo; no entanto, embora possa ser informativo (como em breves podcasts de notícias), não é transmitido em tempo real como é feito em webcasts.

Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Você tem que estar na frente de um computados para um webcast (work.com 1 image by Diorgi from Fotolia.com)

Benefícios

Uma das vantagens dos podcasts é a possibilidade de pausar a transmissão em qualquer parte. Um webcast, normalmente, é ao vivo, e assim, se você quiser ver novamente alguma parte, não será possível, a não ser que ele tenha sido arquivado e possa ser assistido novamente. Podcasts dão liberdade para executar, pausar e avançar no conteúdo a qualquer momento. Webcasts têm benefícios financeiros distintos; uma apresentação virtual tem vantagens financeiras obvias em relação a uma apresentação presencial.

Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Um webcast é uma apresentação virtual (business presentation #7 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Considerações

Webcasts, normalmente, não podem ser copiados e compartilhados tão facilmente quanto os podcasts, embora alguns estejam disponíveis gratuitamente para cópia, edição e distribuição via Internet. Embora ambos os formatos, normalmente, tenham conteúdo atual, somente um webcast pode ser transmitido em tempo real. Outra vantagem é que webcasts podem ser interativos; por exemplo, o apresentador pode responder e perguntar aos internautas ao vivo, o que não é possível em podcasts.

Quais são as diferenças entre webcasts e podcasts?
Webcasts estão tornando grandes apresentações menos comuns (Chairs with devices for simultaneous interpretation image by Vladimir Kolobov from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível