×
Loading ...

Quais são as dimensões de uma passarela de desfile de moda?

Atualizado em 23 março, 2017

Por todo o mundo, as pessoas estão familiarizadas com a imagem das modelos altas e esbeltas, vestidas com as últimas criações dos designers de moda, andando pomposamente por uma longa passarela enquanto o público assiste ao desfile em meio a uma grande quantidade de flashes de câmeras fotográficas. A modelo fica parada na ponta da passarela, vira de costas e anda de volta enquanto a próxima vem. Por outro lado, as pessoas não estão tão familiarizadas com a construção do palco sobre o qual essas modelos caminham, e sem o qual não haveria desfile.

Não haveria desfile de moda sem uma passarela (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Dimensões exatas

Os espetáculos de moda não exigem dimensões específicas ou médias para as passarelas. Assim como a decoração, a iluminação, a música e as modelos, a passarela é frequentemente projetada para combinar com a aparência das roupas e a atmosfera do desfile. Esses espetáculos costumam se basear no tamanho do ambiente e na capacidade do público, ajustando o comprimento e a largura da passarela de acordo com o espaço disponível.

Loading...

Comprimento

Uma regra de ouro ao projetar uma passarela diz que seu comprimento tem, geralmente, dois terços do comprimento do cômodo. Porém, esse valor pode variar enormemente com base em diversos fatores, incluindo as roupas apresentadas, pois pode ser mais fácil caminhar por uma extensão maior com algumas delas, enquanto outras exigem mais tempo para serem apreciadas pelo público, e a quantidade de modelos, pois os desfiles com menos pessoas podem precisar de passarelas mais curtas para limitar a extensão percorrida por elas. Da mesma forma, o comprimento poderá variar de acordo com o tempo necessário para que as modelos troquem as roupas entre os desfiles.

Largura

As passarelas são, geralmente, finas e, da mesma forma, não há uma regra específica para sua largura. Porém, a maior preocupação pode incluir o número de modelos desfilando sobre a passarela ao mesmo tempo, onde elas podem se cruzar, e o volume das roupas apresentadas. Pode ser mais difícil desfilar ou apresentar roupas mais volumosas sobre uma passarela mais fina, mas não será possível receber um público muito grande se ela for mais larga.

Altura

A altura de uma passarela depende da estrutura do público. Caso os espectadores fiquem de pé, a passarela precisará ser mais alta, em torno de 2,50 m de altura. Caso eles fiquem sentados, ela poderá ter cerca de 1,20 m de altura. Deve-se levar em consideração, porém, que é possível que haja quedas. Se a passarela for mais alta, podem ocorrer lesões.

Passarelas alugadas

Projetar e construir uma passarela personalizada é um processo caro. Portanto, existem passarelas disponíveis para aluguel. Em geral, elas têm 8,50 m de comprimento e 2,50 m de altura e incluem carpete, pano de fundo, alto-falantes e iluminação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...