Estilo

O que as pessoas vestem na Alemanha?

Escrito por alexis kunsak | Traduzido por laila teixeira
O que as pessoas vestem na Alemanha?

Berlin é a capital alemã da moda

Berlin image by JUANFRAN MARTINEZ from Fotolia.com

Alemães não usam as tradicionais Lederhosen (espécie de bermuda de couro), nem Dirndls, ou blusas de camponês o dia inteiro. Mesmo no sul da Alemanha, de onde estas vestimentas se originam. Na verdade, a maioria dos alemães se veste como as pessoas de qualquer outro país ocidental. Idade, profissão e gosto pessoal determinam o estilo de se vestir. É verdade que as tendências de moda alemãs são ligeiramente diferentes das norte-americanas, por exemplo, mas na maior parte das vezes, o estilo alemão é bastante familiar a turistas estrangeiros.

Outras pessoas estão lendo

Clima

A alemanha é um país de clima temperado. Normalmente, não apresenta temperaturas extremamente baixas ou altas. No verão, a temperatura varia entre 21ºC e 26ºC. Já no inverno a temperatura cai para zero grau no leste do país e chega a temperaturas negativas no oeste. Assim, a população pode usar roupas parecidas com as vestidas por pessoas do sul do Brasil, como calças jeans, suéteres e moletons.

Moda para o trabalho

Para trabalhar, assim como em outros países europeus, usa-se roupas formais. Ternos preto, azul ou cinza são comumente usados por quem trabalha com o público. Entretanto, funcionários de escritório às vezes combinam o tradicional terno com camisas verde ou cor-de-rosa, ao invés das clássicas camisas azuis ou brancas. Gravatas compõem o "dress-code" de muitas empresas, sobretudo nos setores financeiro, jurídico e político. Mulheres geralmente vestem saia, camisa e blazer ou um tailleur para ir trabalhar. Em ambientes de trabalho mais formais, usam sapatos de salto alto. Quem não lida com o público, como funcionários de TI, se veste mais informalmente, sem gravatas ou até mesmo de calça jeans.

Moda urbana

Berlin image by JUANFRAN MARTINEZ from Fotolia.com

Jovens alemães de grandes centros como Munique, Hamburgo, Colônia e, principalmente, Berlim, são bastante criativos ao se vestir. Não é raro ver peças neon, camisas rasgadas, ou punks com cabelo moicano e jaquetas de couro e rebites. Adolescentes e universitários geralmente compram em lojas como H&M, Zara e Mango que oferecem versões econômicas de itens vistos nas passarelas. Raramente se vê pessoas pelas ruas trajando moletom e chinelos. Roupa casual geralmente é sinônimo de jeans e tênis.

Grifes

Vários estilistas alemães têm fama mundial. Exemplo disso é Karl Lagerfeld, que possui sua própria grife e desenha para a Chanel, de Paris. Jil Sander é conhecido por sua estética simples, clean e estilo minimalista, consistente com as lojas e desfiles da marca. O estilista alemão Wolfgang Joop lançou sua primeira grife, a Joop!, em 1981 e criou diversos itens de sucesso, tais como perfumes e coleções de jeans, óculos e acessórios. Ele deixou a empresa em 1988 e seis anos depois, em 2004 criou a Wunderkind, grife de roupas femininas feitas sob-medida, que debutou em Berlim.

Influências

Berlin image by JUANFRAN MARTINEZ from Fotolia.com

Berlim estabeleceu sua reputação como centro de moda europeu com a Mercedez Benz Fashion Week, que acontece todos os anos, em janeiro e julho. Em janeiro de 2010, vários estilistas e marcas alemãs desfilaram, incluindo a Allude, grife de tricôs de cashmere, e Patrick Mohr, estilista avant-garde que desenha roupas para ambos os sexos. A Hugo Boss é uma famosa marca nascida na Alemanha dos anos 70, que inicialmente comercializava ternos masculinos. Hoje, a empresa tem linhas de roupas informais e esporte além de uma linha feminina. A estética da marca foca em peças avulsas, como cardigãs, blusas de seda e saias de cintura alta, que podem ser combinadas para formar looks.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media