Educação e ciência

Quais fatores determinam a taxa de crescimento da população?

Escrito por tammie painter Google | Traduzido por mayara leal
Quais fatores determinam a taxa de crescimento da população?

O crescimento da população depende de um número de fatores para a maioria das espécies

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

A taxa de crescimento da população é a mensuração do seu aumento ou diminuição ao longo do tempo. Uma taxa igual a zero significa que a quantidade de pessoas entrando ou deixando uma população é a mesma. Quando se atinge a capacidade de suporte, o ambiente já não pode lidar com um aumento nos números. Há quatro fatores que contribuem para a taxa de crescimento natural da população.

Outras pessoas estão lendo

Nascimentos

Nascimentos aumentam a taxa de crescimento através da reprodução. Fatores que afetam positivamente a taxa de natalidade incluem a abundância de alimentos, um habitat adequado para criar jovens e a disponibilidade de parceiros de acasalamento saudáveis. Alguns animais grávidos, como coelhos, podem ter um aborto espontâneo se o abastecimento de alimentos se tornar escasso pois, dessa forma, o coelho fêmea poderá guardar a sua energia reprodutiva para outra ninhada. Em áreas de perda de habitat parceiros de acasalamento podem ter dificuldade em encontrar um ao outro, como no caso de pandas.

Mortes

A taxa de mortalidade define quantas mortes contribuem para uma diminuição no tamanho da população. A morte é causada por fatores tais como doença, idade, predação e fome. A peste negra na Europa medieval, por exemplo, foi uma doença que eliminou quase dois terços da população humana da Europa.

Imigração

Populações podem aumentar com a chegada de membros de um outro grupo. Isto pode ser visto em alguns animais de pastoreio, onde os grupos se fundem. Lobos que deixam sua própria alcateia e se juntam a outra são exemplos de imigração. Os seres humanos muitas vezes imigram para outra população em busca de uma vida melhor.

Emigração

A emigração acontece quando os indivíduos deixam a população por outras razões que a morte. Ela pode ocorrer quando a população fica muito grande e precisa se repartir para ter recursos suficientes. Durante a Grande Fome um grande grupo de irlandeses emigrou da Irlanda para evitar a fome. Esse processo também pode acontecer quando os indivíduos são expulsos da população. Alcateias podem afugentar um lobo que não se comporta, e este lobo banido pode ou não ingressar em outra alcateia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media