Quais gases se encontram em lâmpadas fluorescentes ?

Escrito por isaiah david | Traduzido por lucas alex rhossard
Quais gases se encontram em lâmpadas fluorescentes ?
As lâmpadas fluorescentes se encaixam nos soquetes de lâmpadas incandescentes (hand holding a cfl and incadescent lightbulb image by Silverpics from Fotolia.com)

As luzes fluorescentes existem há décadas, mas as lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas compactas, são relativamente novas. Como qualquer outro tipo de luz fluorescente, as lâmpadas compactas usam descargas de gás com a eletricidade fluindo através do gás para produzir luz. Elas funcionam da mesma forma que os tubos fluorescentes, mas são menores e tem a forma para caber nos encaixes de modelos incandescentes.

Gases nobres

Os gases principais em uma lâmpada fluorescente são gases nobres como argônio, neon ou criptônio. Os gases nobres são inertes, não reagentes, e ajudam a prevenir reações químicas dentro do vidro. Os gases estão em uma pressão baixa de cerca de 0.3 atmosferas. A eletricidade flui pelos gases entre dois terminais elétricos chamados ânodo e cátodo, energizando o tubo. Os gases nobres são condutores elétricos incomuns. Inicialmente eles resistem ao fluxo de eletricidade, mas sua resistência cai rapidamente, permitindo que mais corrente flua. Sem interrupções, a resistência desses gases cairia demais, fazendo com que muita corrente flua entre eles e queime a lâmpada. Por causa disso, um balastro muda a direção da corrente em uma lâmpada continuamente para manter a velocidade baixa.

Mercúrio

As lâmpadas compactas contém uma pequena quantidade de mercúrio. Na pressão baixa, o mercúrio se torna um gás, se misturando livremente com os gases nobres. Quando a corrente elétrica que fluem dentro a lâmpada acertam uma molécula de de mercúrio, ela absorve um pouco da sua energia, e depois a reemite como um fóton de luz. A maioria dessa luz é ma onda ultravioleta. Uma cobertura especial no exterior do vidro absorve a luz ultravioleta e emite um fóton de luz visível. Se a cobertura de fósforo não for incluída, ela se torna uma luz negra, emitindo luz roxa e ultravioleta que é absorvida por cartazes, roupas e outros objetos e reemitida como luz visível. Isso é o que faz as coisas brilharam sob a luz negra.

Clores da descarga de gás

Os outros gases em uma lâmpada fluorescente pode emitir luz também. Porém disso não ser importante nesse modelo, mas é em luzes como o neon. Quando o gás neon é usado sem uma cobertura fluorescente, ele emite um brilho vermelho. O criptônio e xenônio também podem ser usados nas luzes neon, criando brilhos azuis e roxos. Mudar a composição dos gases em uma lâmpada pode personalizá-la para produzir uma cor em particular.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível