Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por raphael rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Um novo scanner pode acelerar a fila da inspeção de bagagens nos aeroportos (standing in line image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

As ameaças terroristas afetaram bastante as medidas de segurança nos embarques de avião. Os itens de banheiro que você pode levar a bordo e os que você pode despachar na bagagem foram bastate restringidos desde 2006. Os itens permitidos mudaram de acordo com a pesquisa nos últimos quatro anos, e parece que eles devem mudar novamente dado o desenvolvimento do scanner de líquidos.

Outras pessoas estão lendo

O banimento completo

Em 2006, autoridades britânicas descobriram uma tentativa de ataque terrorista usando líquidos explosivos disfarçados em um avião com destino aos EUA. A descoberta levou ao banimento completo de líquidos na bagagem de mão em aviões nos EUA e outros países no começo de agosto daquele ano. Isso se aplicou para tudo, desde garrafas d'água e maquiagem até gel de cabelo e pasta de dente. Artigos à base de água tinham que ser ensacados e colocados na bagagem despachada, a qual passava por monitoramento antiexplosivos e eram armazenadas longe do alcance.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Uma tentativa de ataque terrorista em 2006 resultou no banimento de líquidos na bagagem de mão (shampoos and shaving foam lined up image by Georgios Alexandris from Fotolia.com)

Mudanças no banimento de líquidos

Em setembro de 2006, a Transport Security Administration (TSA, do inglês, Administração da Segurança dos Transportes) alterou o banimento de líquidos para permitir itens de banheiro em tamanhos reduzidos nas bagagens de mão. A regra 3-1-1 permite um pequeno saco plástico transparente contendo embalagens de até 100 g de líquidos por passageiro. Esses pacotes são colocados em uma caixa para inspeção antes de embarcar no avião. O ex-funcionário da TSA Kip Hawley disse ao Washington Post que essas pequenas quantidades de líquidos não impunham riscos à segurança aeronáutica e que a nova regra liberava os inspetores para gastar mais tempo verificando as bagagens mais perigosas. Também economizava o gasto dos viajantes em despachar a bagagem.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
É permitido embalagens de até 100g (bathroom cosmetics image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

O que o banimento envolve

O banimento hoje em dia não permite velas em gel ou palmilhas de sapato em gel em bagagens de mão. Barbeadores descartáveis e cartuchos são permitidos. Tesourinhas com lâminas menores que 10 cm também. Todos os líquidos e géis não inflamáveis são permitidos em embalagens de até 100 g. Volumes maiores desses itens devem ser embalados e despachados. Nenhum líquido ou gel inflamável é permitido nem na bagagem de mão ou na bagagem despachada, exceto os aerosóis de até 100 g como sprays de cabelo e perfume.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Tesourinhas com lâminas de até 10 cm estão autorizadas (scissors image by Nedda from Fotolia.com)

Exceções ao banimento

Existem algumas exceções ao banimento de líquidos. Fórmulas para bebês, leite materno e suco ou água para bebês e crianças pequenas são permitidos. Você pode embarcar em um avião com medicamentos sem receita como colírios, vasilina, soluções salinas e outros medicamentos vendidos sem receita em quantidade de até 100 g ou menos. Alimentos líquidos, sucos e água são permitidos por necessidades médicas, assim como o gel em sutiãs para reconstituição mamária. Medicamentos que necessitam de receita também são permitidos nas bagagens de mão dos aviões. Todos esses itens devem ser declarados e inspecionados pelos scanners.

Após passar pela segurança, você pode comprar bebidas na área restrita do aeroporto e embarcar no avião com elas.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Fórmulas para bebês e leite materno são permitidos como bagagem de mão (baby's bottle image by Georgios Alexandris from Fotolia.com)

Resultados do banimento

O banimento de líquidos aumentou o tempo de espera nas filas de segurança dos aeroportos em 2006. Empresas aéreas foram obrigadas a aumentar o pessoal de bagagem e inspeção e o custo das bagagens mal transportadas aumentou cerca de 25%. Isso foi devido ao aumento de 20% no número de bagagens despachadas.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Índices de bagagens perdidas aumentou após o banimento (airport tram image by MAXFX from Fotolia.com)

Os novos scanners

Os Estados Unidos já gastaram mais de 14 milhões de dólares (cerca de R$ 32 milhões) desenvolvendo scanners de líquidos, de acordo com o PhysOrg.com. Os novos scanners usam ressonância magnética para identificar os componentes dos líquidos nas embalagens e são do tamanho de um frigobar. Os scanners são tão sensíveis que eles podem distinguir vinho tinto de branco e um refrigerante do outro.

Em breve, o scanner pode ser capaz de desconsiderar a regra 3-1-1 e acelerar o embarque dos aviões. Qualquer quantidade de itens de banheiro e quaisquer tamanhos de embalagem poderão ser armazenados nas bagagens de mão e você poderá embarcar com a sua bebida favorita ou xampu.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Bagagens despachadas são examinadas em busca de materiais explosivos (luggages image by MLProject from Fotolia.com)

Ainda no futuro

Apesar da secretária geral da Organização Internacional de Aviação Civil, (ICAO, na sigla em inglês) ter anunciado que o scanner de líquidos pode ser implementado em alguns anos e a União Europeia ter planos de levantar o banimento de líquidos até 2013, a secretária de Segurança Nacional Janet Napolitano pensa que esses anúncios estão impulsionando a questão.

<p>PhysOrg.com relata que, mesmo com os avanços dos últimos dois anos que fizeram com que o scanner de líquidos ficasse 90% menor e seis vezes mais rápido, o laboratório inventor ainda está trabalhando para fazer um ainda menor para que possa caber facilmente ao lado dos scanners dos aeroportos. E mais, o laboratório deve tentar uma parceria com um fabricante.

A ICAO, o Departamento de Transportes dos EUA, a União Europeu e a Associação de Transportes Aéreos concordaram em trabalhar juntos e compartilhar informações de segurança aérea para acelerar o progresso das normas de segurança aeronáutica.

Quais itens de banheiro você pode levar em um avião?
Novos scanners de líquidos devem acabar com a regra 3-1-1 (passenger/traveller leaving carrying bag image by L. Shat from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível