Quais são os primeiros socorros para queimaduras

Escrito por lee morgan | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os primeiros socorros para queimaduras
As queimaduras são classificadas em três categorias: primeiro, segundo e terceiro grau (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

As queimaduras podem ser causadas pelo calor, radiação, produtos químicos, luz solar ou eletricidade, e seus danos são classificados em três categorias: primeiro, segundo e terceiro grau. Além disso, cada grau requer diferentes tipos de tratamento. Identificar a gravidade da queimadura e saber como tratá-la adequadamente é um passo importante nos primeiros socorros.

Outras pessoas estão lendo

Queimaduras de primeiro grau

De acordo com o site Family Doctor, as queimaduras de primeiro grau ficam vermelhas e dolorosas e podem inchar um pouco. Elas também ficam brancas quando um pouco de pressão é aplicada. Esse tipo de queimadura, muitas vezes, descasca depois de um ou dois dias.

Para tratar, primeiro molhe a ferida em água fria e use produtos de tratamento atuais, como aloe vera, ou uma pomada antibiótica, como Neosporin. E tome um analgésico, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, para aliviar a dor.

Se a queimadura for maior que 7 cm de largura ou se for em seu rosto, pés ou genitais, você talvez precise consultar um médico. Essas queimaduras geralmente saram em menos de uma semana.

Queimaduras de segundo grau

Um inchaço crescente, pele avermelhada e dor mais intensa acompanhada de bolhas, muitas vezes, indica uma queimadura de segundo grau. Para tratar esse tipo de queimadura, mergulhe-a em água fria por 15 minutos. Assumindo que a área afetada seja pequena, coloque um pano úmido sobre a queimadura para baixar a temperatura e passe uma pomada ou creme antibiótico receitado por um médico. Cubra a queimadura com uma tala que não grude.

Troque a tala diariamente, mas primeiro lave bem as mãos com água e sabão. Depois, lave a queimadura delicadamente. Consulte um médico se notar sinais de infecção. De acordo com o Family Doctor, esse tipo de queimadura pode levar até três semanas para cicatrizar.

As grandes queimaduras de segundo grau requerem atenção médica imediata.

Queimaduras de terceiro grau

As queimaduras de terceiro grau causam danos a todas as camadas da pele e podem ter uma aparência carbonizada ou branca. Elas podem não causar dor devido aos danos nos nervos da pele.

As queimaduras dessa gravidade necessitam de atenção médica imediata. Não molhe a queimadura ou tente retirar a roupa que grudou na pele. Você pode aplicar um curativo limpo na área até chegar ao hospital.

Queimaduras elétricas ou químicas

As queimaduras elétricas podem causar danos ao corpo em áreas além da superfície da pele. Por causa disso, é necessário procurar assistência médica imediatamente.

As queimaduras químicas devem ser lavadas imediatamente com muita água. Retire qualquer roupa que possa ter o produto químico e não aplique qualquer medicação tópica, pois ela pode reagir com a substância que queimou você. Se não tiver certeza de que precisa de uma ajuda adicional, vá diretamente a um hospital.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível