Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?

Escrito por ian david | Traduzido por morgana nunes
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Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
A vitamina A desempenha inúmeras funções essenciais para a vida (CreativeCommons.org: Robert Ferrell, N.E., Cipher, Shodan, BogenFruend)

A vitamina A desempenha inúmeras funções essenciais para a vida e saúde. As vitaminas são classificados de acordo com a sua solubilidade, e a A é considerada solúvel em gordura. Felizmente, isso significa que ela é ingerida com gorduras na dieta e está facilmente disponível a partir de uma variedade de alimentos em uma dieta bem equilibrada.

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Doses diárias recomendadas

Bebês e crianças pequenas precisam especialmente de vitamina A para uma boa saúde, crescimento e desenvolvimento. É importante que uma mãe dê exclusividade à amamentação durante os primeiros 6 meses de vida para aumentar o fornecimento de vitamina A do seu bebê. Isso é necessário porque a maioria dos bebês nascem com baixos níveis dessa vitamina. Assim que eles se tornem crianças, a dose diária recomendada varia devido à transição do leite materno para o alimento real. As recomendações diárias para bebês até 6 meses é de 1.333 unidades internacionais, e para crianças de 7 a 12 meses é de 1.667 UI. Já para as de 1 a 3 anos é de 1.000 UI, nas de 4 a 8 anos de idade é 1.333 UI e se tiverem de 9 a 13 anos é de 2.000 UI. O recomendado para adolescentes entre as idades de 14 a 18 é de 2800 UI tanto para homens quanto para mulheres.

As mulheres grávidas precisam aumentar sua ingestão de vitamina A através de alimentos e/ou suplementos. As grávidas de 18 anos ou menos devem consumir 2.500 UI por dia. As de 19 anos ou mais necessitam de 2.567 UI. As adolescentes que estão amamentando devem consumir 4.000 UI, enquanto que uma mulher adulta precisa de 4.333 UI. As recomendações para homens e mulheres adultos é de 3.000 UI.

Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
As mulheres grávidas precisam aumentar sua ingestão de vitamina A através de alimentos e/ou suplementos

Fontes de vitamina A

A vitamina A provém de duas fontes diferentes. Uma é encontrada em vegetais e frutas e também é conhecida como betacaroteno. Ele é sempre atóxico em alimentos. É abundante em frutas e legumes amarelos e cor de laranja. Os vegetais verdes também são ricos em betacaroteno. Espinafre e cenoura possuem a maior quantidade. A outra forma dietética da vitamina A é encontrada principalmente no fígado de animais e produtos lácteos. Esta forma de vitamina A é conhecida como o retinol.

Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
Os vegetais verdes são ricos em betacaroteno

Benefícios da vitamina A

A vitamina A desempenha inúmeras funções críticas, tanto preventivas como terapêuticas. Ela ajuda a manter as células da pele e das membranas dos mucos saudáveis e estimulam a resposta do sistema imunológico, que ajuda a combater infecções. Também melhora a visão em condições de pouca iluminação. Outra importante função é que ela age como um antioxidante, ajudando a proteger as células contra o câncer e outras doenças.

Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
A vitamina A desempenha inúmeras funções críticas (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Toxicidade da vitamina A

A toxicidade da vitamina A é muito rara e é principalmente relacionada com o consumo a longo prazo de mais de dez vezes das doses recomendadas diárias. A toxicidade da vitamina A é conhecida como hipervitaminose. Pessoas que podem ser suscetíveis a isso em doses menores incluem os idosos, mulheres grávidas e alcoólatras. É possível receber quantidades excessivas de vitamina A estritamente a partir da dieta, então a ingestão tolerável de um nível superior foi fixada em 10.000 UI por dia.

Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
Idosos são suscetíveis a uma hipervitaminose (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Deficiência em vitamina A

Uma grave deficiência de vitamina A é uma das principais causas de cegueira em crianças. Mais de meio milhão de crianças perdem a visão a cada ano devido a essa deficiência. Ela também aumenta o risco de complicações e mortes por sarampo, faz com que o cabelo a e pele fiquem secos, e resulta em unhas quebradas.

Qual a quantidade de vitamina A que precisamos diariamente?
Uma grave deficiência de vitamina A é uma das principais causas de cegueira em crianças

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