Casa

Quantos metros de tecido são necessários para fazer uma cortina?

Escrito por denise nyland | Traduzido por luciana p. s. lopes
Quantos metros de tecido são necessários para fazer uma cortina?

O volume e tamanho da cortina devem ser considerados ao estimar a quantidade necessária de tecido

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Fazer uma cortina é um projeto simples que você pode completar sem precisar de moldes. Dependendo do volume, a largura combinada da cortina costuma ser duas ou três vezes a largura da janela. Faça um esboço da cortina, incluindo as dimensões, para dar início ao trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Medições

São necessárias três medidas para determinar quantos metros de tecido você vai precisar para fazer as cortinas. Meça e anote a altura e largura desejadas, bem como a largura do tecido escolhido. Os tecidos costumam ser vendidos em larguras que variam de 90 cm a 1,5 metro. Para fazer uma cortina sem costura vertical, talvez você precise de um tecido de 1,5 m de largura, dependendo do tamanho da janela e do volume da cortina.

Volume e largura do tecido

As larguras combinadas das duas partes da cortina costumam ser de duas a três vezes o tamanho da janela. Para fazer uma cortina dupla, cada parte deve ser, então, de uma a uma vez e meia a largura da janela, mais a largura das folgas entre as costuras. Partes mais largas produzem uma cortina mais volumosa. Para simplificar o processo, escolha um tecido que tenha, pelo menos, uma vez à uma vez e meia a largura da janela.

Sobras para costura e bainha

A largura de cada parte da cortina deve ser igual a uma vez a uma vez e meia o tamanho da janela, mais 7,5 cm a 10 cm. Isso proporciona de 4 cm a 5 cm de tecido em cada lateral da cortina para as bainhas verticais. Acrescente de 10 cm a 20 cm ao comprimento desejado de cada parte para estimar a quantidade de tecido para cada parte da cortina. A largura da bainha e as sobras para o cós dependem da forma como você vai pendurar as cortinas e da largura da barra.

Quantidade total de tecido para uma cortina dupla

Acrescente o comprimento final desejado para a cortina nas sobras superiores e inferiores para calcular a quantidade de tecido necessária para cada parte. Multiplique esse comprimento por dois para calcular o número total de centímetros para concluir a cortina dupla. Em seguida, divida o número final por 36 para determinar a quantidade de tecido.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media