Mais
×

Quantos metros de tecido são necessários para fazer uma cortina?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer uma cortina é um projeto simples que você pode completar sem precisar de moldes. Dependendo do volume, a largura combinada da cortina costuma ser duas ou três vezes a largura da janela. Faça um esboço da cortina, incluindo as dimensões, para dar início ao trabalho.

O volume e tamanho da cortina devem ser considerados ao estimar a quantidade necessária de tecido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Medições

São necessárias três medidas para determinar quantos metros de tecido você vai precisar para fazer as cortinas. Meça e anote a altura e largura desejadas, bem como a largura do tecido escolhido. Os tecidos costumam ser vendidos em larguras que variam de 90 cm a 1,5 metro. Para fazer uma cortina sem costura vertical, talvez você precise de um tecido de 1,5 m de largura, dependendo do tamanho da janela e do volume da cortina.

Volume e largura do tecido

As larguras combinadas das duas partes da cortina costumam ser de duas a três vezes o tamanho da janela. Para fazer uma cortina dupla, cada parte deve ser, então, de uma a uma vez e meia a largura da janela, mais a largura das folgas entre as costuras. Partes mais largas produzem uma cortina mais volumosa. Para simplificar o processo, escolha um tecido que tenha, pelo menos, uma vez à uma vez e meia a largura da janela.

Sobras para costura e bainha

A largura de cada parte da cortina deve ser igual a uma vez a uma vez e meia o tamanho da janela, mais 7,5 cm a 10 cm. Isso proporciona de 4 cm a 5 cm de tecido em cada lateral da cortina para as bainhas verticais. Acrescente de 10 cm a 20 cm ao comprimento desejado de cada parte para estimar a quantidade de tecido para cada parte da cortina. A largura da bainha e as sobras para o cós dependem da forma como você vai pendurar as cortinas e da largura da barra.

Quantidade total de tecido para uma cortina dupla

Acrescente o comprimento final desejado para a cortina nas sobras superiores e inferiores para calcular a quantidade de tecido necessária para cada parte. Multiplique esse comprimento por dois para calcular o número total de centímetros para concluir a cortina dupla. Em seguida, divida o número final por 36 para determinar a quantidade de tecido.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article