Como fazer a quinta posição no balé

Escrito por contributing writer | Traduzido por bruno belli sinder
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Como fazer a quinta posição no balé
Os movimentos ficam mais fáceis e fluídos à medida que ser pratica (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dançarinos de balé se movem com tanta graça que a platéia não percebe quanto trabalho foi necessário para aperfeiçoar cada pequeno detalhe dos movimentos e texturas. Aqui falaremos sobre a quinta posição. Algumas pessoas acham que a quinta posição é um jeito estilizado e desconfortável de se apoiar os pés. Nela, um pé fica à frente do outro com ambos apontando para fora. No entanto, como em todas as posições de dança, ela também envolve postura e posições de braço. Neste exercício, passaremos da primeira à quinta posição, que é o melhor começo para se aprender posições do balé.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Roupas confortáveis que permitam que você veja sua postura, suas pernas e seus pés.
  • Sapatilhas de balé ou meias justas (opcional)
  • Um espelho grande
  • Uma cadeira com encosto alto, para apoio (se você estiver em um estúdio de dança, use a barra)

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Instruções

  1. 1

    Tire os sapatos. Para desenvolver sua técnica de quinta posição, seus pés precisarão de liberdade para se movimentar. Dançarinos usam sapatilhas. Você pode usar meias ou, se preferir, pés descalços também funcionam.

  2. 2

    Coloque uma cadeira com encosto alto em frente a um espelho grande, ligeiramente para o lado. Fique em pé ao lado da cadeira de modo a ficar no centro do espelho. Você pode apoiar a mão costas da cadeira se sentir-se inseguro. Se você não precisar da cadeira, não use.

  3. 3

    Visualize uma linha que se estenda do seu cóccix, subindo pela sua coluna e até o topo do crânio. Imagine essa linha sendo puxada pelo topo, esticando sua espinha e te fazendo mais alto.

  4. 4

    Imagine que um tijolo esteja repousando sobre cada um de seus ombros, empurrando-os para baixo, mas não para a frente. Seus ombros não devem se estender à frente de seu corpo. Concentre-se em puxá-los para trás, nunca para cima, para esticar a sua coluna. Isso provavelmente será desconfortável, se você estiver fazendo o movimento correto.

  5. 5

    Posicione seus pés de modo que seus calcanhares estejam se tocando (ou de modo que as panturrilhas se encostem, se suas pernas forem muito musculosas) e seu pés formem um ângulo de 90 graus, como um V. Suas pernas devem estar giradas no quadril, não no joelho ou tornozelo. Isso também pode ser desconfortável até que você se acostume, mas não deve machucar seus joelhos ou quadril. À medida que você ficar mais confortável na quinta posição, e mais flexível, você poderá aumentar a rotação de seus pés.

  6. 6

    Contraia o seus glúteos em direção à virilha, como se você estivesse tentando segurar uma moeda entre eles. Isso irá fazer com que a sua pélvis vá para dentro, diminuindo a curva em S da sua coluna na altura da lombar. Você pode de fato tentar isso com uma moeda se você estiver sozinho, ou não tiver vergonha de fazer isso em frente a um público.

  7. 7

    Posicione seus braços. Olhe no espelho. Com seus ombros ainda abaixados e para trás e seus braços para baixo a por volta de 7 cm do seu corpo. Seus braços devem formar um arco dos seus ombros à ponta de seus dedos. Idealmente, a curva do cotovelo deve ficar o mais invisível possível, de modo que curva pareça contínua. Essa posição é chamada de "en bas". Outras posições de braço ("en avant", que significa à frente, ou "en haut", que significa para cima) também são usadas na quinta posição, mas para esse exercício manteremos a en bas.

  8. 8

    Posicione suas mãos. Não mude mais nada da postura que você acaba de assumir, relaxe suas mãos do punho para baixo (não do cotovelo). Seu indicador naturalmente ficará um pouco acima dos outros dedos. Seu dedão estará aproximadamente paralelo a sua palma. Os dedos restantes estarão naturalmente curvados, com seu mindinho descansando apoiado em sua coxa. Você está agora na primeira posição, com braços en bas.

  9. 9

    Mantendo sua postura e as pernas retas, deslize a bolinha do seu tornozelo direito para fora até que seu dedão esteja esticado, mas ainda encostando no chão. Lembre-se, mantenha os glúteos apertados, o quadril e a pélvis não devem se mover durante a quinta posição.

  10. 10

    Deslize o calcanhar de seu pé esquerdo para trás em direção ao dedão do pé direito. Ao mesmo tempo, gradualmente aperte contra o chão seu calcanhar esquerdo, até que ele esteja tocando o dedão do pé direito. Enquanto fizer isso, mantenha o dedão do pé esquerdo no chão mas virado para fora o máximo possível. Você pode olhar para baixo e reparar que seus pés não estão totalmente paralelos, como os de bailarinas famosas em fotos na quinta posição. Não tem problema. O ângulo de seus pés irá depender de sua flexibilidade e de quão bem suas pernas giram

  11. 11

    Confira sua postura novamente. Enquanto concentra seus esforços na posição correta dos pés para a quinta posição você pode ter levantando os ombros, deixado a cabeça chegar para a frente ou sua pélvis e glúteos relaxarem. Ponha todas as partes de volta no lugar, como descrito nos passos 3, 4, 5 e 6. Agora você está corretamente na quinta posição e pronto para dançar. (A quinta posição pode se feita com qualquer um dos pés à frente.)

Dicas & Advertências

  • Pratique assumir a posição sem olhar no espelho, depois use-o para conferir e corrigir sua posição. Aprender a dançar sem depender demais do espelho é muito importante.
  • Pratique a quinta posição diariamente. É assim que seus músculos aprenderão como executá-la sem precisar pensar.
  • Você pode praticar a posição em qualquer piso, mas um carpete fofo irá dificultar as coisas e movimentos avançados de balé não devem ser feitos em carpetes. Bailarinos dançam sobre superfícies lisas.
  • Não tente forçar os seus pés com uma quinta posição mais angulada.
  • Fazer isso pode estressar demais seu quadril e joelhos, causando lesões.

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