Recomendações nutricionais básicas para quem sofre de cirrose no fígado

Escrito por laura leiva | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recomendações nutricionais básicas para quem sofre de cirrose no fígado
Para quem sofre de cirrose, é mais recomendável alimentar-se de vegetais (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Quem sofre de cirrose no fígado deve ser submetido a supervisão médica, assim como seguir uma dieta personalizada feita por um nutricionista. Geralmente existem três causas para cirrose: alcoolismo, hepatite C e doenças cardíacas. Com base nas necessidades de um indivíduo com um fígado danificado, deve ser tomada uma atenção especial para mantê-lo o mais saudável possível.

Outras pessoas estão lendo

Pouco sal e vitaminas

Médicos e nutricionistas sempre recomendam uma dieta com pouco sal para quem têm cirrose. A ascite, conhecida como um acúmulo de líquido no estômago, é muitas vezes irritada com uma dieta rica em sal. Além disso, a retenção de líquidos é frequentemente vista em pacientes com cirrose, portanto, uma dieta com pouco sal vai ajudar a reduzir a quantidade de água retida no corpo.

As vítimas de cirrose devem tomar vitaminas para manter o corpo funcionando adequadamente. As vitaminas comuns necessárias para esses pacientes incluem a E, D, A e K, assim como os minerais zinco, cálcio e magnésio. Pacientes que têm cirrose geralmente não possuem quantidades suficientes de vitaminas solúveis em gordura na sua dieta, assim, os suplementos podem ajudar a fornecer uma nutrição mais ampla.

Açucar no sangue

Quem sofre de cirrose também precisa prestar atenção a seus níveis de açúcar no sangue. A hipoglicemia, ou baixo teor de açúcar no sangue, pode ser evitada se a pessoa comer várias pequenas refeições durante o dia. Essas refeições devem incluir carboidratos complexos, como arroz, cereais integrais e massas. Para os doentes com cirrose, o fígado é incapaz de armazenar glicogênio por longos períodos de tempo. O glicogênio fornece energia, e quando não é suficiente, a pessoa pode começar a se sentir cansada, confusa ou menos alerta.

Dependendo da gravidade da cirrose, um nutricionista pode recomendar uma dieta rica em carboidratos complexos, mas com pouca proteína. Apesar de a proteína ser limitada, pequenas quantidades devem ser ingeridas para evitar a desnutrição. O nutricionista irá determinar o quanto de proteína é necessário com base no seu peso e na condição do seu fígado.

Pouca proteína

Um fígado danificado não é capaz de processar uma quantidade regular de proteína, ao contrário de um fígado normal. A proteína é necessária na dieta para fornecer energia e nutrientes para os cabelos, unhas e músculos. A encefalopatia é uma condição que ocorre quando o corpo recebe muita proteína e não é capaz de processá-la. Essa condição pode ser fatal para quem sofre de cirrose, porque a acumulação de amoníaco causada pelo excesso de proteína durante a digestão é tóxica para o organismo e o cérebro.

Para pacientes com cirrose, é recomendado ingerir as proteínas de plantas, ao invés de produtos derivados de animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível