Como reconectar a linha de TV a cabo

Escrito por aimy cory | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconectar a linha de TV a cabo
Para reconectar o cabo no terminal é necessário que todo o cabeamento já esteja instalado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O serviço de televisão é fornecido através de um cabo coaxial (Veja a seção Referência 1) e, quando o sinal fica temporariamente interrompido por algum problema ou pela falta de pagamento, em geral, para restabelecê-lo é só reconectar o cabo no terminal. (Veja a seção Referência 3) E para restabelecer os serviços, se todos os cabos da parte interna da casa ainda estiverem conectados, o técnico precisará ter acesso apenas ao cabeamento da parte externa. (Veja a seção Referência 2) No entanto, para resolver problemas mais complexos de conexão, o técnico precisará verificar os cabos da parte interna de sua residência.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Descubra como o sinal chega até sua casa (Referência 3). Normalmente, existem dois métodos de conexão para os serviços de TV a cabo. No primeiro, o sinal é fornecido por um fio que sai de uma derivação do cabeamento aéreo e vai para uma caixa de distribuição, chamada de unidade de distribuição de sinal (SDU), que fica na lateral da casa. (Veja a seção Referência 2) No segundo tipo, o sinal é fornecido pela empresa através de um cabo subterrâneo que chega até a SDU de sua residência. (Veja a seção Referência 1)

  2. 2

    Para trabalhos aéreos é obrigatório usar uma escada do tipo integrada com proteção. Os técnicos que não usam escadas para chegar ao ponto de reconexão usam equipamentos especiais para escalada (Veja a seção Referência 3). Eles usam proteções sobre os pés chamadas de caranguejas. Esses equipamentos são presos nas botas com correias e têm dentes na parte de baixo que ajudam a dar equilíbrio e segurá-lo enquanto ele escala (Veja a seção Referência 2). Para subir em um terminal, primeiro é necessário usar um conjunto de cintos especiais para escalada que prende a pessoa ao terminal. A razão para usar um sistema com dois cintos em vez de um único cinto longo, é que dessa forma a pessoa consegue inserir grampos de desprendimento rápido, pois, caso o cinto fique preso, ela pode se soltar e descer sem ele (Veja a seção Referência 2).

  3. 3

    Reconecte o cabo na derivação usando um conector F e um cabo RG6 (Veja a seção Referência 4). A derivação é um dispositivo que fica na linha principal e fornece uma porta para conexão. Esse equipamento é uma caixa grande cinza ou preta que pode ser visualizada a partir do solo. Se conseguir subir e olhar dentro do equipamento, você verá que ela tem os mesmos conectores dos pontos de conexão da parede de sua casa (Veja a Referência 4). A maioria das caixas tem de quatro a oito conexões que são utilizadas para fornecer pontos para as outras residências vizinhas. O RG6 é o padrão mais utilizado para pontos de conexão de curta distância. Para intervalos superiores a 15 m entre um ponto e outro, o cabo RG11 é o mais indicado, pois oferece menos perda de qualidade nas imagens (Veja a seção Referência 2).

  4. 4

    Passe o cabo até a casa e instale-o usando uma braçadeira. Deixe uma pequena folga e prenda a braçadeira nos dois lados (Veja a seção Referência 2). Deixe uma sobra técnica dobrando um pedaço do cabo no sentido da linha principal em torno de 90 cm e, em seguida, prenda-o com a braçadeira. Ao deixar essa sobra, você deixa a linha flexível. Isso servirá para manter o cabo no lugar, em caso de ventos fortes ou outras coisas que possam puxá-lo. Prenda as braçadeiras na parede usando dois parafusos extras longos. Depois de prendê-las, proteja a área das intempéries aplicando uma pequena quantidade de silicone transparente para manter a vedação da casa. (Veja a seção Referência 4)

  5. 5

    Direcione o cabo pela lateral da casa e coloque braçadeiras de plástico. Faça o espaçamento de forma irregular para não interferir no sinal da TV. Isso funciona melhor se você esconder o cabo ao lado de uma calha ou nas bordas verticais do revestimento (Veja a seção Referência 2).

  6. 6

    Passe o cabo para dentro do orifício protegido na SDU (Veja a seção Referência 3). A caixa de distribuição, entretanto, pode ser instalada na casa utilizando uma instalação antiga. Se for preciso prendê-la novamente, use parafusos. Verifique se o aterramento ainda está ligado. Um clipe é fixado ao conector de metal e ao fio que vai ao ponto de aterramento comum, como um tubo de água fria (Veja a seção Referência 2). Se o aterramento não for feito, as imagens perderão qualidade e poderá haver risco de choque elétrico. (Veja seção Referências 1).

  7. 7

    Reconecte o cabo da parte interna de sua residência no divisor da caixa SDU (Veja a seção Referência 1). Conecte a linha do terminal que você acabou de instalar no mesmo divisor. Esse equipamento nada mais é do que um dispositivo passivo que permite que um cabo seja conectado a vários outros (Veja a seção Referência 2). Alguns divisores têm uma porta de entrada e várias portas de saída. A linha que vem da rua deve ser conectada na porta de entrada. Nem todos os divisores têm essa opção.

Dicas & Advertências

  • Use silicone para vedar qualquer rachadura ou buraco resultante do processo de cabeamento. Isso inclui os furos realizados na fundação da casa.
  • O cabo de TV é a linha que fica mais abaixo no terminal. A linha logo acima é a telefônica e a terceira é a fiação elétrica. Mantenha-se afastado da parte superior do terminal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível