Como reconstruir as curvas em pés chatos

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por giovana moretti
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Como reconstruir as curvas em pés chatos
As curvas dos pés podem ser reconstruídas com exercícios (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os pés chatos são estruturais e facilmente vistos quando você observa as solas dos seus pés. Se você não tiver uma curva visível no pé, isso pode ser hereditário ou por usar calçados que não apoiam as curvas.

Reconstruir as curvas na sola do pé pode começar com exercícios frequentemente recomendados por profissionais da saúde a pessoas com pés visivelmente chatos ou aqueles que tenham curvas muito rasas.

Se você tiver problemas sérios de dores nos tornozelos, joelhos, lombar ou pescoço, ela pode estar relacionada aos pés chatos e você deve consultar um médico para aconselhamento.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Instruções

  1. 1

    Identifique onde estão as curvas nos seus pés. Elas ficam perto do peito do pé, abaixo da base dos dedos, descendo em direção ao centro das solas e a uma curva menor perto do calcanhar.

    Fazer os exercícios simples citados abaixo consistentemente pode ajudar você a reconstruir suas curvas — essas redes de músculos — para que, dentro de um ano, você possa notar uma curva visível em seus pés.

  2. 2

    Comece sentando em uma cadeira de forma que seus pés fiquem bem retos no chão e os joelhos dobrados em um ângulo de 90 °C.

    Coloque uma toalha grossa estendida na frente dos seus pés de forma que ambos fiquem inteiramente sobre ela. Pegue a toalha com seus dedos dos pés e role-a para longe de você. Ao fazer isso, você trabalhará cinco redes de músculos diferentes na sola: fortalecer esses músculos pode ajudar a trazer uma curva funcional de volta a seus pés. Repita esse exercício duas ou três vezes.

  3. 3

    Disperse um punhado de bolas de gude grandes perto da cadeira. Sentado nela, use um pé para agarrar uma bola de cada vez e colocá-la em um pequeno balde próximo. Continue até colocar todas as bolinhas no balde. Repita com o outro pé. Faça mais uma vez com ambos os pés.

    Fazer isso permite que você articule todos os músculos do pé que irão, literalmente, trazer a "energia de volta a eles".

  4. 4

    Levante-se da cadeira e coloque os pés descalços no chão, de forma que eles fiquem distantes um do outro na largura dos quadris. Imagine que você está em pé na praia, com areia sob os pés. Levante os dedos do pé direito e imagine que está pegando o máximo possível da areia embaixo deles: agarre-a, segure e solte. Continue esse exercício de pegar e soltar por 30 segundos. Notará que os músculos da sola ficarão cansados; esses músculos, geralmente ignorados, estão fazendo um exercício para se fortalecer. Repita com o outro pé.

  5. 5

    Use calçados ergonômicos que apoiem as curvas e deixem seu pé curvado completamente. Chinelos não fazem isso, nem calçados que sejam completamente retos na sola. Sapatos femininos com saltos com mais de 5 cm tendem a ser menos ergonômicos: eles inclinam a pélvis para frente, em uma inclinação anterior, criando uma curva exagerada na lombar (lordose) e empurram a cabeça para frente, fazendo compressão no pescoço. Sapatos de salto alto podem criar uma curva muito alta que vai alongar muito a fáscia plantar que percorre as solas dos pés.

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    Use tamancos para exercitar seus pés e para ajudar a reconstruir as curvas. Os tamancos exercitam as pernas, também. Eles costumam ser usados por enfermeiras, chefs, garçonetes e outros profissionais que ficam em pé o dia todo.

    Tamancos bem desenvolvidos mantêm os pés saudáveis ao "forçar" os dedos a segurar as solas dos pés, e a rede de músculos dos pés fica envolvida, alongada e fortalecida para preservar as curvas.

Dicas & Advertências

  • Se você decidir usar sapatos de salto alto para trabalhar, por exemplo, tire-os dos pés quando estiver sentada em sua mesa e passe os pés por cima de um rolo de massagem. Eles geralmente são feitos de madeira, estriados, e alongam os músculos da fáscia plantar nas solas dos pés. Depois, lembre-se de fazer ao menos um dos exercícios acima para "consertar" suas curvas por ter usado os saltos altos.

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