×
Loading ...

Recorte chinês de papel fácil

Atualizado em 17 abril, 2017

A arte chinesa de recortar papel existe há séculos, e foi usada em primeiro lugar para cerimônias religiosas e rituais. Hoje, os recortes de papel são usados principalmente para decoração, e possuem um significado especial para festivais e feriados chineses. Existem dois tipos de recorte: com estilete e com tesoura. Os especialistas nessa arte recortam imagens intricadas em seus trabalhos, mas artistas inexperientes também podem aproveitar o uso de padrões relativamente simples.

Recortes de papel chineses são uma forma de arte antiga que pode ser fácil de aprender (chinese papercutting:red double happiness(horizont image by zhigong 志功 Zhang å¼ from Fotolia.com)

História

Os arqueólogos encontram evidências da existência de recortes chineses de papel datadas do século VI. Mulheres usavam recortes de folhas de ouro e prata para colocar nos cabelos quando iam aos templos, e os homens usavam-nos durante rituais sagrados. Alguns tipos de recortes eram enterrados com os mortos ou queimados em funerais, usados como oferendas para ancestrais e deuses. Conforme os tempos mudaram, os recortes foram usados para decorações especiais durante os festivais.

Loading...

Significado hoje

Hoje, os recortes de papel são populares para decorações e como um hobby artístico. Porém, designs especiais ainda são significativos em festivais e feriados. Por exemplo, durante o Ano Novo Lunar, padrões auspiciosos são recortados e colados nas casas, para trazer boa sorte. Durante uma cerimônia de casamento, um grande recorte de papel vermelho do caractere chinês "Xi" - que significa alegria - é mostrado. Quando alguém mais velho está celebrando um aniversário, o caractere "Shou" deve ser colocado em algum lugar, para representar longevidade. Durante quase todo evento tradicional alegre, recortes vermelhos são usados para decorar mesas e paredes, simbolizando a alegria da ocasião.

Criação de padrões

Os artistas geralmente rabiscam seus desenhos com lápis ou pincel no papel, antes de começar o recorte. Porém, alguns artistas preferem usar computadores para desenhar, já que o original pode se perder ou ficar arruinado facilmente no desenho físico. Artistas inexperientes podem preferir padrões simples para começar, como grandes personagens ou contornos de animais. Quando o desenho estiver acabado, uma cópia é feita para usar como padrão de base antes do artista começar a cortar o papel.

Recorte com estilete

Em um corte com estilete, várias camadas de papel Xuan são colocadas sob o design básico e um estilete é usado para cortar através das linhas do padrão. O papel Xuan é fino, ideal para esse fim. Os artistas podem colocar até 40 camadas por vez para os desenhos básicos, mas umas poucas como 4 a 8 camadas são cortadas simultaneamente para criar padrões complexos. Uma forma de verificar a qualidade do trabalho é examinar quanto os cortes são arredondados nas curvas, e como são rentes nas retas. Os artistas experientes podem recortar círculos perfeitos com o estilete, mas os novatos podem produzir bordas grosseiras nas áreas arredondas e nas linhas.

Recorte com tesoura

O recorte com tesoura é mais difícil que o com estilete, já que o artista não pode aplicar a tesoura em todos os detalhes. Eles também não podem cortar várias camadas de papel ao mesmo tempo com as tesouras. Porém, é possível criar arte com a tesoura sem ter que desenhar antes. Os mais experientes podem usar tesouras para cortar padrões simétricos de memória. Nessa modalidade, os cortes são feitos no papel dobrado para criar esses padrões. É possível criar desenhos assimétricos com a tesoura, mas apenas os mais experientes podem fazer isso bem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...