Mais
×

Como recuperar a cera seca em calçados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Polir suas botas ou sapatos os deixará brilhando e prolongará a vida útil do calçado. Um sapato que foi polido terá uma aparência bem conservada e estará protegido contra o desgaste e intempéries. A cera para calçados é normalmente aplicada ao couro ou a camurça para impermeabilizar e hidratar a superfície, restaurando a aparência do sapato. O couro que não é tratado irá ressecar e rachar, tornando-se quebradiço até se desfazer. Sapatos de couro ou botas devem ser polidos uma vez por semana, se usados ​​com freqüência. Utilize produtos de qualidade que venham em forma de creme, pasta ou cera.

Instruções

Cera para calçados (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Abra o produto e aplique uma pequena quantidade de cera em um canto do pano macio. Mesmo que a cera esteja seca, ainda será possível utilizá-la. Ao aplicá-la com um pano macio, o calor do atrito irá amolecer um pouco da cera e será mais fácil trabalhar a superfície do couro. Se isso não funcionar, adicione algumas gotas de óleo mineral. Ao usar uma cera, aqueça-a brevemente para que amoleça.

  2. Esfregue a cera sobre o sapato de couro, começando no dedo do pé, em um movimento circular.

  3. Continue esfregando o produto sobre o sapato até que ele esteja completamente coberto.

  4. Use outra área do pano macio para lustrar todo o sapato. Às vezes, é possível molhar a parte de polimento do pano com água, caso deseje um brilho ainda mais intenso.

  5. Repita o processo com o segundo sapato.

Dicas

  • Adicionar algumas gotas de terebintina na cera para calçados também pode ajudar a rejuvenescer o sapato, caso a cera já esteja seca.
  • Sapatos usados com pouca frequência devem ser polidos apenas quando necessário.

Aviso

  • Evite o uso de produtos líquidos para calçados.

O que você precisa

  • Cera para calçados
  • Pano macio ou escova para polimento de calçados
  • Sapatos de couro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article