×
Loading ...

Como redigir um acordo de colegas de quarto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Colegas de quarto fazem muitos acordos informais sobre a divisão do aluguel e das tarefas e a escolha dos quartos. É melhor colocar o que foi determinado no papel, porque os pactos orais são esquecidos muito facilmente ou são mal interpretados depois de o fato ter ocorrido. Aqui, você encontrará algumas decisões importantes para se considerar ao redigir um acordo.

Instruções

Registre o que você determinou com seu colega de quarto em um acordo escrito para evitar esquecimentos ou confusões mais tarde (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine a parte do aluguel mensal de todos. Designe quem fará o cheque da despesa para o proprietário.

    Loading...
  2. Decida quem ocupará qual quarto.

  3. Organize um cronograma para as tarefas da casa que detalhe quem ficará responsável por limpar áreas ou quartos específicos e com que frequência.

  4. Decida se vocês compartilharão as responsabilidades de compras e de cozinhar. Se a resposta for sim, como será feita a divisão do trabalho e dos custos?

  5. Entrem em acordo sobre um horário de silêncio para se recolherem — quando deverão desligar ou diminuir o som de equipamentos eletrônicos?

  6. Decidam se serão aceitos convidados para passar a noite. Em caso positivo, com que frequência?

  7. Determine quanto tempo antes um colega de quarto deve avisar que se mudará antes de fazê-lo. Além disso, decida se a pessoa que irá embora precisa ou não encontrar um substituto aceitável.

  8. Cheguem a um entendimento sobre como lidarão com os desacordos que tiverem. Se você quiser que um colega de quarto se mude, como isso pode ser feito de maneira justa?

  9. Coloque tudo no papel assim que vocês tiverem chegado a um acordo.

  10. Escreva os seus nomes, endereços, datas de aluguel e quantias devidas no topo da página.

  11. Liste os acordos aos quais vocês chegaram de maneira clara e concisa.

  12. Inclua linhas na parte inferior da página para colocar assinaturas e datas.

  13. Faça cópias para que cada um tenha um documento assinado.

  14. Assine o acordo e coloque data nele.

Loading...

Dicas

  • Detalhe tudo, mesmo que pareça óbvio. Por exemplo, "Comida: cada colega de quarto é responsável pelos próprios alimentos."
  • Se você encontrar áreas problemáticas na implementação, renegocie e redija um novo contrato.
  • Procure um mediador ou outra pessoa neutra para ajudar a resolver as questões sobre as quais vocês não conseguem concordar.

Aviso

  • O acordo que você fizer com o seu colega de quarto não diz respeito ao proprietário do imóvel. Você será responsável pelo aluguel integral do apartamento se a pessoa que mora com você não pagar a parte dela.
Loading ...
Loading ...