Como reduzir o tamanho de um arquivo PDF?

Escrito por louise balle | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se você criar um documento no formato PDF com muitas imagens e múltiplas páginas, o tamanho de arquivo pode se tornar excessivo. Mesmo que o comprima, muitos sistemas podem impedi-lo de ser enviado, pois apenas permitem anexar arquivos cujo tamanho seja menor, a um limite (de 5 a 20 megabytes). A única solução é reduzir o PDF manualmente.

Outras pessoas estão lendo

No seu programa original

Para começar, trabalhe com as imagens no programa original para reduzir o tamanho do PDF resultante. Muitos deles são criados no Microsoft Office (Word, Excel ou PowerPoint) ou programas de "desktop publishing" (editoração eletrônica). Se o seu PDF for muito pesado, provavelmente seja devido às imagens. Abra-as em aplicativos como o Adobe Photoshop (ou alternativas gratuitas como o GIMP) e reduza a resolução em ao menos 100 dpi (pontos por polegada). Por exemplo, se originalmente elas forem de 300 dpi, converta-as para 200 dpi ou um valor menor.

Em seguida, atualize o arquivo que será publicado como PDF com as novas imagens. Dependendo da quantidade delas, você pode chegar a economizar vários megabytes de espaço. Faça diferentes provas até ficar satisfeito com o tamanho resultante.

Lembre-se que, se o arquivo PDF for ser imprimido, você não deverá reduzir excessivamente a resolução, pois pode acabar arruinando a qualidade no papel.

Reduzir o arquivo com o programa Adobe Acrobat

Você pode reduzir o tamanho do PDF no Adobe Acrobat. No menu principal, acesse "Advanced" (Avançado) e selecione "PDF Optimizer" (Otimizador de PDF). Clique no botão "Audit Space Usage" (Monitorar uso de espaço). Você verá um relatório da distribuição do tamanho de arquivo; a causa mais provável de desperdício de espaço são as imagens. Para solucionar o problema, reduza com o "PDF Optimizer" a resolução das mesmas. Por exemplo, você pode reduzi-la de 600 dpi para 300 dpi. Ao finalizar, salve o arquivo normalmente e compare o tamanho resultante.

Usando o "Create PDF"

A ferramenta de criação de PDF online em "CreatePDF.adobe.com" também possibilita reduzir o tamanho dos documentos gerados. Ao converter o seu documento, teste as "Job Options" (Opções da tarefa). Clique em "Convert a File" (Converter um arquivo) e localize o arquivo que deseja processar. Há duas opções para reduzir o tamanho do PDF, a primeira é selecionar "Web" ou "Screen" na caixa suspensa sob "Conversion Settings" (Configurações da conversão), o que produzirá arquivos menores que só poderão ser visualizados em uma tela.

A outra opção é selecionar "Preferences" (Preferências) sob "Set Options" (Definir opções) e clicar em "Edit Settings" (Editar configurações), ao lado da caixa "Optimization Settings" (Configurações de otimização). Escolha um perfil (Web, Screen, Print ou Other). Na seguinte tela, é possível reduzir a resolução do arquivo de saída ou reescalonar as imagens como faria no aplicativo Adobe Acrobat.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível