Remédio caseiro para joelho torcido

Escrito por lisa parris | Traduzido por rebecka villarreal
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Remédio caseiro para joelho torcido
Os joelhos recebem muito impacto durante o dia (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O joelho é um lugar vulnerável à machucados, tanto pelo sua forma quanto pela quantidade de impacto que ele recebe. Levantar, subir escadas, ajoelhar-se, correr e praticar cooper pode colocar os joelhos em risco. Qualquer torção ou rompimento de junta pode acabar em dor, inflamação e dificuldade de andar ou ficar em pé por muito tempo.

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Autocuidado

O primeiro passo do tratamento de um joelho machucado é descansar a perna; deixar o pé para cima ajuda na circulação do sangue e a mandar fluidos de tecido para a área prejudicada, ajudando a diminuir o inchaço. Além de elevar a perna, coloque gelo no lugar do machucado para aliviar a dor. Enrole o gelo em uma toalha e deixe-o apenas 20 minutos, para evitar traumatizar o tecido por conta do frio. É possível também enrolar o joelho com um curativo elástico, fazendo uma pressão firme no local.

Tratamentos tópicos

Muitas pessoas acham boa a sensação de calor gerada pelas pomadas musculares medicinais em joelhos machucados. Para fazer sua pomada, misture 10 gotas de óleo de cravo ou de eucalipto em 1 colher de azeite de oliva e aplique a mistura direto no joelho. Massageie a área gentilmente até o óleo ser absorvido e a área ficar quente. Você pode, alternadamente, fazer uma pasta misturando gengibre e água quente e passá-la no joelho para aliviar a dor muscular e aumentar o fluxo de sangue na área.

Estilo de vida

Se machucou seu joelho fazendo sua atividade física preferida, mude sua rotina para diminuir o impacto nos seus joelhos. Foque em atividades sem levantamento de peso, como ioga, tai chi, natação, caminhada ou andar de bicicleta. Saber de suas limitações e superá-las de maneira criativa ajudará a manter seus joelhos saudáveis.

Peso

Excesso de peso é um dos fatores que contribui para problemas nos joelhos. Segundo pesquisadores da Wake Forest University, em cada quilo extra que você carrega, seis vezes desse valor vai para a junta dos seus joelhos. Por exemplo, a cada 2 kg ganhos, você terá 12 kg a mais para carregar em seus joelhos. Peça ao seu nutricionista para ajudá-lo a determinar um peso saudável para sua altura e idade, e faça o que for preciso para manter o peso ideal.

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