×
Loading ...

Remédios caseiros contra a infestação de maria-fedida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como o nome sugere, a maria-fedida emite substâncias nocivas a partir de glândulas odoríferas em seus corpos. Emitir esse odor é o seu mecanismo de defesa contra seus predadores e um meio de comunicação com outras marias-fedidas. Elas são comumente encontradas no Brasil. Com quase 260 espécies, suas infestações podem ser muito comum, especialmente durante o inverno. Felizmente, existem alguns remédios caseiros que você pode aplicar para controlar a infestação de maria-fedida.

As marias-fedidas comumente infestam as casas durante o inverno (stink bug image by Simon Bradley from Fotolia.com)

Alho e hortelã

O sabor e o cheiro do alho são muito potentes, e o odor emitido por ele pode realmente repelir muitos tipos de insetos, incluindo as marias-fedidas. Para fazer um repelente natural, misture 2 xícaras de água com 4 colheres de sopa de alho em pó. Despeje a solução em um borrifador e borrife a solução no chão, nas folhas de plantas, nas portas e outros possíveis pontos de entrada da casa. Repita a aplicação a cada dois ou três dias para manter o controle dos insetos.

O hortelã é outro ingrediente natural que ajudará a manter as marias-fedidas longe. Misture 2 xícaras de água e dez gotas de óleo de hortelã ou 2 colheres de sopa de folhas de hortelã esmagadas. Despeje a solução em um borrifador e pulverize-a em qualquer lugar que tiver visto marias-fedidas.

Loading...

Nepeta

Cultive algumas ervas-dos-gatos em seu jardim para repelir as marias-fedidas. Essa planta também está prontamente disponível em supermercados. Polvilhe pó de erva-dos-gatos em torno de seu jardim e casa para manter os insetos afastados.

Sabão

Para fazer um sabão inseticida caseiro para uso no jardim, misture 2 xícaras de água com dez gotas de detergente líquido. Despeje a solução em um borrifador. Pulverize-a nas janelas, portas e folhas de plantas. A solução grudará nas folhas de plantas, prolongando o efeito inseticida da solução. Repita o procedimento conforme necessário.

Armadilhas adesivas

As marias-fedidas são bastante atraídas pela luz ou pela cor amarela. Para prendê-las, pendure armadilhas adesivas de cor amarela com uma aplicação de feromônio de agregação em torno de seu jardim e casa. As marias-fedidas grudarão nas armadilhas e acabarão morrendo. Verifique as armadilhas adesivas uma vez por semana. Descarte as armadilhas sujas e substitua-as por novas. Com essas armadilhas, pode-se controlar as infestações de marias-fedidas durante todo o ano.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...