Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse

Escrito por elizabeth maginnis | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
Há várias razões para seu gato tossir e espirrar (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Há várias razões para seu gato tossir e espirrar. Pólen, fumaça de cigarro, produtos domésticos fortes, pesticidas e poeira podem ser as causas, assim como certas condições clínicas, como doença das vias respiratórias superiores, asma e dirofilariose. Felizmente, existem vários remédios caseiros eficazes que você pode administrar a seu gato para aliviar seu desconforto.

Outras pessoas estão lendo

Doença das vias respiratórias superiores

O vírus Rhinotraceitis é a causa mais comum da doença das vias respiratórias superiores em gatos e seus filhotes. Se o animal for infectado, poderá ter febre, tosse, espirros e tornar-se indiferente. A ingestão de líquidos é crucial para prevenir a desidratação. Acredite ou não, muito repouso em um lugar silencioso e uma simples canja de galinha são excelentes tratamentos para essa afecção. A canja pode ser administrada por meio de conta-gotas, se o animal não se alimentar por si mesmo, e seu sabor poderá lhe estimular o apetite. Tanto o uso de vaporizadores como apenas o vapor ajudarão a aliviar sua congestão.

Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
O vírus Rhinotraceitis é a causa mais comum da doença das vias respiratórias superiores em gatos e seus filhotes (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Alergias

As alergias também causam tosse e espirros em gatos. Eles são tão sensíveis quanto os humanos aos poluentes do ar e ao pólen. Algumas medidas simples que você pode adotar para aliviar o desconforto de seu gato são: eliminar fumaça de cigarro, usar produtos de limpeza naturais e limpar sua casa regularmente. Os pólens aerógenos não são tão fáceis de remover do ar que respiramos. Mantenha as janelas fechadas na estação do pólen e administre um spray de soro fisiológico três vezes ao dia para limpar as narinas do animal, limpando-as dos irritantes incrustados.

Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
O vírus Rhinotraceitis é a causa mais comum da doença das vias respiratórias superiores em gatos e seus filhotes (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Asma felina

A asma felina é uma condição crônica que, infelizmente, não pode ser curada completamente, mas modificações no estilo de vida podem ajudar a aliviar a tosse e os espirros associados à afecção. No caso de alérgicos, eliminar a fumaça de cigarro e até das lareiras ajuda tremendamente. Mantenha as janelas fechadas na estação do pólen, limpe a casa com produtos naturais e use um umidificador, nas estações de uso de aquecimento, no inverno, e de ar condicionado, no verão. Afaste decididamente de seu gato os perfumes para camas e produtos para cuidados pessoais, como perfumes e sprays de cabelos. Esses produtos também podem desencadear uma reação respiratória. Alguns veterinários recomendam que os "pais" de gatos asmáticos tenham à mão um inalador para o caso de ocorrer uma crise, pois são bastante eficazes para felinos. Manter seu animal de estimação durante vários minutos em um banheiro cheio de vapor abrirá suas vias respiratórias brônquicas. Usar um vaporizador também é útil.

Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
O vírus Rhinotraceitis é a causa mais comum da doença das vias respiratórias superiores em gatos e seus filhotes (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Dirofilariose

Embora os gatos tenham menor a probabilidade que os cães de ter dirofilariose, o verme do coração, essa infecção também ocorre em áreas em que há infestação de mosquitos. O parasita da dirofilariose é transmitido pela picada de mosquitos e geralmente esse parasita vive no lado direito do coração e nas artérias pulmonares, causando insuficiência cardíaca, bloqueio arterial e dificuldades respiratórias. Para prevenir essa doença em seu gato, ajude-o a manter um sistema imunológico forte, com uma dieta bem balanceada, sem aditivos e conservantes, incluindo alimentos frescos, crus, leveduras e usando alho para repelir mosquitos. Mantenha o animal dentro de casa nos fins de tarde e à noite, que são os momentos de maior atividade dos mosquitos, e use repelentes naturais, como óleo de citronela e água. Ervas, como losna e cravos, ajudam a promover a limpeza e a repelir parasitas. Mas é melhor consultar um veterinário antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
A dirofilariose, ou verme do coração, é transmitida pela picada de mosquitos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Conclusão

As modificações do estilo de vida podem aliviar muito ou até eliminar a causa das dificuldades respiratórias de seu gato. Todavia, é de importância vital consultar seu veterinário para confirmar a causa de sua tosse crônica ou espirros.

Remédios caseiros para felinos com espirros e tosse
As modificações do estilo de vida podem aliviar muito ou até eliminar a causa das dificuldades respiratórias de seu gato (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível