Saúde

Remédios caseiros para o fígado

Escrito por maria tarallo | Traduzido por lucas schiavo
Remédios caseiros para o fígado

Uma dieta saudável pode melhorar a saúde do fígado

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

O fígado é o maior órgão do corpo humano e executa uma grande variedade de funções metabólicas, como quebrar substâncias prejudiciais, remover toxinas do corpo e equilibrar as químicas do corpo. Quando a saúde do fígado está comprometida, condições como a obesidade e colesterol alto têm mais chances de ocorrer. Mas há vários remédios caseiros que podem ser usados para restaurar e manter a saúde do fígado.

Outras pessoas estão lendo

Comida para a saúde do fígado

De acordo com a Fundação Americana do Fígado, uma dieta balanceada que inclua alimentos dos quatro grupos ajudará na obtenção dos nutrientes necessários para uma ótima saúde do fígado. Coma vegetais folhosos amargos como dente de leão, couve e mostarda. Você pode comê-los crus ou cozidos. O grande volume de vitaminas proverá o fígado com os nutrientes essenciais para que ele se regenere. Alimentos com grande quantidade de enxofre também são recomendados, já que o enxofre é uma das moléculas que ajudam o fígado a desintoxicar uma grande variedade de toxinas do corpo. Alimentos com enxofre incluem: cebola, alho e a gema do ovo (as quais devem ser consumidas de duas a quatro por semana). Vegetais crucíferos também têm grande quantidade de enxofre. Adicione brócolis, repolho, couve-flor e de bruxelas em sua dieta. Outros alimentos nutritivos para o fígado são a alcachofra, o ruibarbo, brotos e maças. Para aproveitar ao máximo a cicatrização de seu fígado, evite produtos que possam impedir o funcionamento do órgão, como açúcar refinado, refrigerantes, uso excessivo de álcool e frituras.

Temperos para a saúde do fígado

Temperos como açafrão, canela e alcaçuz também melhoram a saúde do fígado. Incorpore-os na sua dieta diária, adicionando açafrão aos vegetais cozidos, canela à aveia, e beba chá de alcaçuz após as refeições. O limão também é um ótimo tônico para o fígado. Esprema metade de um em água morna e beba de manhã. Salsa e vinagre de maça também são benéficos.

Cardo de leite

Ervas como o cardo de leite também podem ser usadas como tônicos para ajudar um fígado ruim. Você pode comprar cardo de leite na maioria das drogarias, lojas de suplementos alimentares e até mesmo em supermercados. Está disponível de várias formas, incluindo capsulas e erva desidratada, extrato líquido e complexo silymarin phosphatidylcholine. A dose recomendada para adultos, de acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, é de 200 a 400 mg três vezes ao dia, para os extratos normais. No caso do silymarin phosphatidylcholine complexo, a dose recomendada é de 100 a 200 mg duas vezes ao dia. Como precaução, consulte o seu médico antes de começar o tratamento com qualquer suplemento alimentar. O cardo de leite não é recomendado para crianças nem grávidas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media