Remédios para cicatrizes de catapora

Escrito por pippa jolly | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para cicatrizes de catapora
A catapora é mais comum em crianças, mas pode ser contraída por adultos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A catapora (ou varicela) é uma infecção viral contagiosa aguda. Ela é normalmente uma doença comum na infância mas, se contraída por um adulto, os sintomas podem ser mais severos. O período de incubação pode levar de dez dias a três semanas. Os sintomas incluem febre e, sobretudo, lesões avermelhadas que aparecem no rosto e no corpo e que se tornam bolhas. Estas manchas podem deixar cicatrizes.

Outras pessoas estão lendo

Por que a catapora coça?

As manchas vermelhas, sintomáticas da catapora, eventualmente se enchem de líquido, e estas bolhas (vesículas) liberam substâncias químicas que irritam a pele. Embora a coceira seja altamente frustrante, também é um sinal de que nosso corpo está combatendo a infecção.

O que causa as cicatrizes?

Estas bolhas, então, secam e formam pequenas crostas que eventualmente caem, deixando uma cicatriz parecida com uma cratera. A maior parte destas vão cicatrizar e sumir mas, se tiverem sido coçadas, pode se formar uma cicatriz permanente.

Uma vez que as cicatrizes de catapora são profundas e não salientes, como outros tipos de cicatriz, erradicá-las completamente é muito difícil. O melhor remédio é a prevenção; para reduzir a coceira, use cremes, banhos de aveia ou um anti-histamínico.

Tratamentos naturais

Não existem remédios sem receita médica para as cicatrizes mas, dependendo da severidade delas, alguns tratamentos podem reduzir sua aparência ou diminuí-las dramaticamente.

Um dos métodos mais populares é o creme de vitamina E, que estimula a cicatrização e mantém a pele hidratada.

O gel de aloe vera e o óleo de fígado de bacalhau contêm propriedades que podem ajudar a evitar que as cicatrizes se tornem permanentes.

O óleo de sândalo também é um remédio natural para evitar cicatrizes. Aplique o óleo desde o dia em que as manchas aparecerem até as crostas caírem.

O açafrão vem sendo usado há séculos para eliminar cicatrizes naturalmente. Misture açafrão com pó de sândalo e água de rosas para formar uma pasta antes de aplicar.

Diz-se que o mel tem benefícios cicatrizantes naturais e pode ajudar a aliviar as cicatrizes.

A manteiga de cacau pode manter a pele hidratada durante a cicatrização.

Finalmente, lembre-se de que o que você come pode influenciar as capacidades cicatrizantes da pele. Por exemplo, diz-se que a vitamina K é uma maneira eficiente de fortalecer a habilidade do corpo de se reparar. A vitamina K é encontrada em abundância em todas as folhas verdes e vegetais.

Procedimentos cosméticos

Se as cicatrizes forem profundas demais para serem mitigadas por estes remédios naturais, há diversos procedimentos cosméticos disponíveis.

O laser ablativo limpa a camada mais externa da pele e aquece a pele subjacente, encorajando a formação de colágeno.

A microdermoabrasão é um procedimento em que um médico usa cristais minúsculos para polir a superfície da pele e diminuir a aparência das cicatrizes.

De forma similar, tratamentos a laser removem uma camada exterior de pele para encorajar o crescimento de um novo tecido saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível