Remédios caseiros para paroníquia

Paroníquia é uma infecção viral que se desenvolve em torno da cutícula das unhas das mãos ou dos pés. As causas são diversas e incluem roer as unhas ou permanecer na água por longos períodos. A paroníquia aparece pela primeira vez como sensibilidade ou dor em torno da cutícula. Bolsões de pus se desenvolvem nas laterais da unha e podem se tornar muito dolorosos. Conforme a condição progride, o dedo fica inchado e, em condições extremas, pode perder a mobilidade. Nesse estágio, um médico deve ser consultado imediatamente.

Tratamento para casos leves

Nos casos leves de paroníquia, a pele ao redor da cutícula fica sensível e bolsões de pus aparecem nas laterais da unha. Esses bolsões se tornam muito dolorosos e, quando rompidos, o pus é drenado, aliviando a dor. Um pano deve ser usado para absorver o pus para que ele não se espalhe em outras unhas. A mão ou o pé devem ser lavados com sabão morno e água imediatamente e, em seguida, deve-se aplicar peróxido de hidrogênio sobre a área para combater a infecção. Mantenha a área limpa e seca e aplique o peróxido diariamente; assim, a infecção deve desaparecer em cerca de duas semanas.

Tratamento para casos graves

Em casos graves de paroníquia, a condição avança por várias semanas até que a unha fica descolorida, mais espessa do que o normal e áspera. A infecção pode se espalhar e acometer o dedo em si, deixando-o o inchado e, posteriormente, imóvel. Um médico deve ser consultado imediatamente para tratamento. Em casos graves de paroníquia, um abscesso se formará e precisará ser tratado por um médico. Em casos graves, o médico deve prescrever um medicamento antibiótico e um creme como parte do tratamento.

Remédio caseiro

Mergulhe as mãos ou os pés em uma mistura de vinagre de maçã e água morna em proporção 1:1 por 30 minutos para combater a infecção. Adicione duas gotas de óleo de orégano, que é um agente antifúngico, e uma gota de azeite de oliva. Aplique essa loção na área infectada diariamente por duas semanas para matar a infecção e evitar que a paroníquia se espalhe.

eHow Brasil
×