Mais
×

Remoção de mofo com álcool e detergente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se notou manchas onduladas brancas, marrons, verdes ou pretas crescendo no banheiro, no porão, no closet ou qualquer outra área com pouca ventilação, provavelmente trata-se de mofo. Ao invés de deixar que esses fungos tóxicos dominem toda a casa e potencialmente causem sérias doenças para você e sua família, remova o mofo completa e imediatamente.

Limpeza regular reduz o desenvolvimento de mofo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Causas do mofo

O mofo tende a ocorrer em locais úmidos com pouco fluxo de ar. Níveis altos de umidade e temperaturas elevadas criam condições ótimas para o desenvolvimento de fungos. É possível reduzir o mofo evitando que essas condições se instalem. Substitua a porta sólida de um closet por uma persiana, abra a janela do banheiro depois do banho e instale um desumidificador no porão para remover a umidade do ar. Use um ventilador oscilante para evitar que o ar fique estagnado, proporcionando a secagem das estruturas.

Precauções de segurança

Já que inspirar esporos de fungos pode causar uma série de problemas, desde irritação nasal até sérias dificuldades respiratórias, é importante se preparar adequadamente antes de remover o mofo de sua casa. Compre e use óculos de proteção não ventilados, uma máscara respiratória e um par de luvas de borracha sempre que for mexer com a limpeza de mofo. A Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos recomenda o uso de um respirador N-95 que possui cartucho removível, que é especialmente eficaz para prevenir a inalação de mofo e esporos.

Limpando e desinfetando superfícies sólidas

Para remover o mofo de superfícies sólidas como madeira, paredes de drywall, tijolos, esmalte e fórmica, misture 3,7 L de água quente com 1/4 de xícara de detergente doméstico, seja o de roupas ou o de louça, e misture bem. Use um pano áspero ou escova para esfregar todos os traços de mofo. Para áreas maiores, talvez seja necessário passar pela área mais que uma vez. Deixe o local secar. Crie uma mistura composta por 1 parte de álcool isopropílico e 1 parte de água. Mergulhe um pano absorvente ou esponja na mistura e passe sobre a superfície que foi esfregada, para desinfetar o local.

Outras superfícies

Embora muitas fontes recomendem o uso de alvejante de cloro para matar e remover o mofo de superfícies, há vários materiais nos quais não é prático fazer isso. A mesma mistura de um para um de álcool e água, que foi usada em superfícies sólidas, pode ser usada em outros itens também. O álcool é particularmente recomendado para a remoção do mofo e de fungos em produtos de couro, como malas, bolsas, jaquetas, móveis, mobília coberta com tecidos e livros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article