Mais
×

Como remover uma bancada de granito sem quebrá-la

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A remoção de uma bancada de granito sem quebrá-la pode ser um desafio. Elas são feitas para durarem uma vida inteira, e os profissionais se esforçam para instalá-las da maneira mais segura possível. Em alguns casos, o granito é ligado a tiras de madeira compensada, as quais são, em seguida, parafusadas ​​nos armários abaixo. Um adesivo de silicone pode ser usado em vez de parafusos ou podem ser aplicados nos cantos para aumentar a estabilidade. Desinstalar uma bancada de granito exigirá um ou mais ajudantes e deverá ser feito de forma lenta e cuidadosa para preservar o granito.

Instruções

As bancadas de granito são instaladas da forma mais segura possível e não são fáceis de remover (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Retire o revestimento impermeável da parede, o qual pode ou não estar ligado ao balcão. Às vezes, ele é colado à parede apoiando-se sobre a bancada, ou pode estar ligado à bancada com silicone. Passe um estilete afiado ao longo da borda do revestimento para cortar o silicone e coloque a extremidade de um pé-de-cabra entre a parede e ele. Dê uma pancada com um martelo no pé-de-cabra para empurrar a ponta dele no espaço e, depois, levante com cuidado o revestimento da parede. Repita esse processo até que todo o revestimento tenha sido removido.

  2. Retire as torneiras e pias, se for o caso, usando um estilete afiado para cortar a calafetagem e o silicone.

  3. Coloque vários pés-de-cabra sob a bancada de granito nos cantos dos armários. Para essa etapa, você precisará de vários ajudantes. O granito não flexiona ou dobra; portanto, uma pressão uniforme deverá ser aplicada em todo o perímetro para que a bancada possa ser erguida de uma só vez.

  4. Bata nos pés-de-cabra com o martelo dando um ou dois golpes leves e rápidos e tendo cuidado extra para não atingir o granito. Ao passo que a bancada começar a soltar, coloque pés-de-cabra adicionais em outros cantos ou nas junções onde dois armários se encontram e repita a batida, inserindo mais pés-de-cabra enquanto trabalha.

  5. Corte através de quaisquer parafusos visíveis, quando a bancada começar a levantar dos armários, usando uma serra sabre.

  6. Levante a bancada com a ajuda de vários assistentes.

Dicas

  • Conte com a ajuda de tantos ajudantes quanto possível se a bancada for grande. Esse trabalho não é para uma pessoa só.
  • Ao remover o revestimento impermeável da parede, se possível, comece em uma borda onde você possa dar a primeira batida do martelo golpeando o granito na lateral, em vez de para baixo em direção à bancada.
  • Se o granito rachar ou quebrar durante a remoção, você ainda poderá reutilizá-lo ou vender os pedaços maiores.

Aviso

  • Trabalhe lentamente e com cuidado. Apressar o projeto poderá fazer com que o granito rache ou quebre.

O que você precisa

  • Estilete
  • Pé-de-cabra
  • Martelo
  • Serra sabre (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article