on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como remover cera de vela de moveis de madeira

Moveis de madeira, sejam eles modernos ou relíquias familiares, costumam ser objetos de grande apreço. Gotas de cera de vela na superfície de madeira não é incomum, e não irá avariar muito o móvel. Entretanto, se a vela contiver corante, você pode acabar tendo manchas na madeira. Embora o processo para remoção de cera de moveis de madeira com ou sem verniz seja igual, o acabamento da peça pode ficar mais fraco após a remoção, criando a necessidade de reaplicar o verniz.

Instruções

Cera de vela pode ser removida com segurança de moveis de madeira, desde que seja feito com cuidado (Warm wood from old furniture image by giacomo scandroglio from Fotolia.com)
  1. Coloque um pedaço de jornal por cima da cera da vela. Ligue o ferro de passar e deixe esquentar bem, depois passe por cima do jornal e da cera. O papel irá absorver a cera conforme ela for derretendo, removendo-a do móvel.

    Loading...
  2. Coloque um pacote de gelo, ou uma sacola cheia de cubos de gelo, por cima da cera, caso não tenha endurecido completamente ainda (ou se está em um local muito quente ou úmido).

  3. Use um cartão de crédito (ou qualquer pedaço de plástico fino, como um raspador de massa) para retirar a cera da superfície gentilmente. Limpe os resíduos com um pano limpo e água com sabão. Seque bem a madeira. Se ainda restar cera, repita o processo.

  4. Ligue o secador de cabelo e direcione-o contra a cera. Não chegue mais perto do que 7 ou 10 cm. Mantenha o calor sobre a cera até que ela amoleça, mas não deixe que derreta completamente. Use um pano limpo, com uma solução de 2 colheres de sopa de vinagre branco e 2 xícaras de água morna, para retirar gentilmente a cera da superfície.

  5. Limpe a superfície da madeira após remover a cera, usando um sabão oleoso para madeira, para depois polir conforme quiser.

Loading...

Dicas

  • Seja gentil ao raspar a cera, pois se você "cavar" muito, poderá acabar riscando ou avariando a madeira. Se o corante da vela tiver manchado o móvel, mesmo após a remoção da cera, tente usar um pouco da solução de vinagre branco e água por cima. Pode ser que algum resíduo de cera tenha permanecido nas veias da madeira. Caso a mancha não saia, uma leve lixada na superfície pode acabar com o problema, mas talvez seja necessário reaplicar um verniz com selador por cima da área.

O que você precisa

  • Ferro de passar
  • Jornal velho
  • Cartão de crédito
  • Pacote de gelo
  • Secador de cabelo
  • Vinagre branco
  • Água morna

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...