Mais
×

Como remover flores mortas da cravina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cravinas gostam de pleno sol e solo bem drenado e, em troca, fornecem ao jardineiro um show agradável de flores brilhantes durante a temporada de calor. A poda regular produz fortes flores, redirecionando a energia de volta para a produção de flores em vez de para a produção de sementes. Além disso, a poda da cravina irá manter os canteiros bonitos e bem cuidados, e proporcionará uma boa circulação de ar em torno das plantas, o que reduz o risco de doença. Com mais de trezentas variedades, a maioria dos jardins ornamentais e canteiros contêm cravinas.

Instruções

Flores de cravina (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine cada flor e o caule sistematicamente, corte quaisquer flores que estão morrendo, que perderam sua cor brilhante ou que começaram a murchar. Corte as flores 0,5 cm acima do conjunto mais próximo de folhas saudáveis. Corte transversalmente as flores neste ponto, o que irá estimular a planta a se concentrar no crescimento de uma flor nova e brilhante em vez de crescer novas folhas. A remoção das flores mortas estimulará as vivas a se manterem floridas por um longo período de tempo.

  2. Apare as flores mortas antes que formem sementes no interior da cabeça da flor. Podar as flores mortas na hora certa evita que a cravina inicie a semeadura espontaneamente, e evita o desenvolvimento de raízes vigorosas. A poda é vantajosa para a planta.

  3. Com uma tesoura, corte a cravina assim que ela estiver no período final de sua floração, geralmente seis semanas após a primeira flor da estação. Usando tesouras de jardim, corte a folhagem até 12 cm para manter uma flor forte. No entanto, para manter uma folhagem vistosa e sempre verde durante todo o ano, não corte mais de 7,5 cm. A planta consegue tolerar ser podada ao nível do solo se necessário.

  4. Colha as sementes da planta após elas deixarem a casca, que fica alojada no interior da flor. Corte as flores mortas com a tesoura antes que elas fiquem completamente secas, momento no qual as sementes irão cair facilmente quando a flor for agitada. A planta vai parecer despenteada e desordenada por algumas semanas, mas as sementes resultantes irão fornecer uma ótima base para a propagação nos anos seguintes.

Dicas

  • Durante a temporada de florescência, remova as flores mortas regularmente para manter as plantas floridas pelo maior tempo possível. Corte algumas flores para alegrar e decorar sua casa. Para obter o máximo da flor cortada, corte-a logo no início da manhã, quando ela estiver quase abrindo, e coloque a flor diretamente na água. Corte a flor com sua mão se uma tesoura não puder ser usada.

Aviso

  • Elimine as flores e os caules mortos ou as flores que estão murchas e marrons, de modo a evitar a podridão e a propagação de doença no jardim. Remova facilmente as sementes das flores antes que amadureçam e as flores sequem.

O que você precisa

  • Tesouras de jardinagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article