×
Loading ...

Como remover mancha de batom do tapete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como remover batom do tapete. O tapete está esticado e lindo — até que você deixa cair seu batom vermelho sobre ele. Ou seu filho decide desenhar com esse acessório feminino no tapete branco. O batom pode ser difícil de limpar, mas há algumas coisas que funcionam para removê-lo e você provavelmente tem a maior parte delas em algum lugar da casa.

Instruções

Manchas de batom no tapete podem ser difíceis de remover (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  1. Obtenha um trapo velho, o qual você não se importa de perder. Molhe-o com um pouco de desengordurante e comece a passar no local da mancha. Esfregue delicadamente sem espalhar o batom para mais longe. Use outro pedaço de pano e esfregue um pouco mais. Continue girando o pano até ficar bastante colorido. Esfregue todas as fibras que podem ainda estar cobertas com batom.

    Loading...
  2. Tente fluido de limpeza a seco ou fluido de isqueiro, se você não tiver um anti gordurante. Eles não cheiram tão bem, mas podem servir ao propósito. Seque e esfregue suavemente usando as mesmas técnicas.

  3. Comece a limpeza da mancha assim que a encontrar. Quanto mais tempo o corante fica sobre o tapete, maiores as chances de secar e manchar o local permanentemente.

  4. Misture ¼ xícara de detergente com algumas tampas de sabão em pó líquido ou outro limpador de tecido fino em um litro de água morna e comece a passar na mancha com outro pano limpo. Pode haver algum resíduo dos solventes e o sabão funciona removendo o resto do batom.

  5. Retire qualquer resíduo com um pano úmido limpo para que o corante remanescente não fixe no tapete. Deixe o sabão secar e aspire-o.

Loading...
Loading ...
Loading ...