Mais
×

Como remover as molas de suspensão dianteiras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As molas trabalham com o sistema de suspensão para ajudar a controlar os balanços da estrada. Como qualquer outro elemento do veículo, no entanto, elas podem desgastar-se ao longo do tempo, e um carro com molas velhas definitivamente vai dirigir menos suave do que um com molas helicoidais novas. A remoção das molas dianteiras não é tecnicamente difícil, mas pode ser muito perigosa se não for realizada corretamente. Apenas mecânicos experientes devem tentar removê-las.

Instruções

As molas trabalham com o sistema de suspensão para ajudar a controlar os balanços da estrada (Train Springs image by naturediver from Fotolia.com)
  1. Coloque um macaco embaixo da suspensão dianteira e levante o carro a uma altura de cerca de 30,48 cm. Um elevador hidráulico, em uma oficina mecânica profissional, funciona ainda melhor do que os macacos, se você tiver acesso a um.

  2. Coloque um par de macacos sob os trilhos da estrutura e baixe lentamente o veículo, até que as molas estejam totalmente apoiadas neles. Este passo só é recomendado para mecânicos experientes e pode ser ignorado, se necessário.

  3. Remova as porcas de um dos pneus da frente com uma chave -- colocando-as de lado em algum lugar seguro, para que você possa mantê-las à vista -- e tire a roda do pneu.

  4. Cuidadosamente, desparafuse e remova os amortecedores se necessário. Use um roquete ou uma chave para retirar os parafusos e separá-los da montagem. Preste atenção neles e nas arruelas enquanto faz isso, para que possa recolocá-los mais tarde.

  5. Aperte a mola com o compressor e encaixe-a no lugar. Tecnicamente, o compressor tem a mesma função que os macacos do 2º passo. No entanto, as molas podem ser extremamente perigosas se não forem manuseadas com cuidado. A utilização de ambos oferece um nível extra de segurança para o mecânico.

  6. Separe a mola do restante do aparelho. As especificações variam de acordo com marca e modelo do veículo, mas na maioria dos casos você vai precisar remover a porca inferior e arruela com uma chave de torque, mover cuidadosamente o eixo da mola, e depois desconectar o topo da mola, desparafusando a superfície superior, ou retirando o clipe de fixação do lugar. Consulte o manual do proprietário para o layout exato do seu veículo.

  7. Coloque a nova mola, utilizando um martelo ou pé de cabra, se necessário. Reconecte o clipe de retenção ou parafuso superior e aperte-o com uma chave. Em seguida, também reconecte a porca inferior e a arruela, certificando-se de que todos os componentes estão apertados.

  8. Reconecte os amortecedores, depois volte a roda para a sua posição e aperte as porcas. Verifique se os parafusos e fixadores estão no lugar e se possui a chave de torque adequada antes de prosseguir.

  9. Repita o processo com o pneu restante.

  10. Levante o carro novamente, retire os macacos, e então abaixe o carro lentamente até o chão.

Dicas

  • Geralmente é uma boa ideia ajustar os faróis em seguida, ou pelo menos verificá-los para se certificar de que o alinhamento deles não foi desviado por seu trabalho.

Aviso

  • Mantenha um olhar atento sobre as linhas de freio. Elas devem estar livres de sua área de trabalho e nunca devem entrar em contato com nenhuma peça que esteja quente, em rotação ou em movimento, enquanto o veículo está na estrada.
  • Nunca faça reparos em seu veículo sozinho. Antes de remover as molas dianteiras, deixe alguém por perto ciente do que está fazendo e diga-lhes para ligar para o 192 em caso de acidente.

O que você precisa

  • Macaco
  • Chave de rodas
  • Compressor de molas
  • Roquete
  • Chave de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article