Tecnologia

Como remover programas indesejáveis

Escrito por joseph walker | Traduzido por alexandre lima
Como remover programas indesejáveis

Programas indesejáveis podem causar lentidão no computador

Martin Poole/Stockbyte/Getty Images

Novos computadores saem direto da fábrica com um conjunto de programas pré-instalados. Os usuários podem ter requisitado alguns desses programas, como o Microsoft Office, enquanto outros podem ter sido instalados sem a permissão ou conhecimento do comprador. O termo "bloatware" se refere a esses programas indesejáveis e inclui aplicativos que imitam funcionalidades já existentes no Windows, como programas para conexão sem fio e gerenciamento de energia, além de versões gratuitas para testar de programas que expiram depois de um tempo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Remoção manual

  1. 1

    Clique no botão "Iniciar". Localize a caixa de busca, digite "msconfig" e pressione "Enter". A janela de configuração do sistema irá aparecer. Ela é um utilitário que permite habilitar ou desabilitar programas.

  2. 2

    Clique na aba "Inicialização de Programas" na janela de configuração e ordene a lista que aparece clicando em "Fabricante". Se o seu computador for novo, você pode desmarcar todos os itens que não possuem Microsoft como fabricante. Se você já vem usando seu computador há algum tempo, precisará ser mais cauteloso. Você pode desmarcar qualquer item cujo fabricante seja desconhecido ou qualquer item cujo fabricante seja o mesmo que o computador, com exceção de programas relativos a impressoras ou outros periféricos instalados. Programas de impressoras ou escâner e outros dispositivos devem referenciar suas funções na coluna de itens carregados.

  3. 3

    Clique no botão "OK" na parte de baixo da janela. Quando perguntado se deseja reiniciar o computador, escolha "Reiniciar agora".

  4. 4

    Utilize seu computador normalmente e assegure-se de que tudo está de acordo com o planejado. Se você acidentalmente desabilitou algo importante, abra a janela de configuração novamente. Ache o programa que deseja reabilitar e marque-o clicando na caixa de seleção ao lado. A aplicação irá inicializar junto com o Windows após reiniciar o computador.

  5. 5

    Desinstale os programas indesejáveis clicando no menu "Iniciar" e digitando "Appwiz.cpl" na caixa de busca. Pressione "Enter" e espere carregar a lista de programas instalados. Clique no nome do programa que deseja remover, dependendo da versão do Windows, e escolha "Desinstalar" ou "Remover". A remoção completa de alguns programas podem precisar de uma reinicialização.

    Remoção automática

  1. 1

    Acesse o site Piriform (veja Recursos) e faça o download do programa CCleaner.

  2. 2

    Clique duas vezes no arquivo baixado para instalar o programa. Durante a instalação, você será perguntando se deseja instalar software opcional, como a barra de ferramentas do Bing. Desmarque todas essas opções se não deseja instalá-las.

  3. 3

    Abra o CCleaner e clique no ícone "Tools" (Ferramentas) na parte superior esquerda da janela. Irá aparecer uma lista com todos os programas instalados no seu computador.

  4. 4

    Escolha e apague os programas indesejáveis. Com exceção dos drivers de impressoras e outros periféricos que estão instalados, qualquer outro programa do mesmo fabricante do computador provavelmente é desnecessário. Saiba que remover os programas com o CCleaner apaga-os permanentemente.

  5. 5

    Reinicie o computador e abra o CCleaner novamente. Clique no ícone "Cleaner" para completar o procedimento de remoção.

Dicas & Advertências

  • Se você remover uma versão de testes de um antivírus, baixe e instale um substituto. Produtos gratuitos, como o Avira, AVG e Avast, usam poucos recursos do sistema.
  • Se acidentalmente deletar algum programa essencial, pode ser possível utilizar a restauração de sistema para recuperá-lo. Fazer seu computador voltar para um estado anterior também pode trazer de volta os programas indesejáveis que você removeu.
  • Remover esses programas em equipamentos Toshiba pode anular sua garantia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media