×
Loading ...

Como reparar seu corpo depois da quimio

Atualizado em 19 julho, 2017

A quimioterapia, ou "quimio", é uma medicação química poderosa usada para tratar o câncer. Ela é administrada a fim de matar as células cancerosas no corpo ou para encolher tumores existentes até que eles sejam operáveis. Embora a quimioterapia possa ser muito eficaz, há também riscos e efeitos colaterais. Algumas pessoas sentem náuseas, perda de apetite, queda de cabelo, fadiga, febre e dor. A quimio também tem alguns efeitos colaterais duradouros, tais como perda de memória, problemas cardíacos e o risco de um novo câncer. Há passos que você pode seguir para melhorar seu estilo de vida e ajudar seu corpo a se recuperar deste tratamento, por vezes, debilitante (veja referência 1).

Instruções

Evite maus hábitos, como fumar, depois de terminar a quimioterapia (cancer image by Dozet from Fotolia.com)
  1. Visite o seu médico com frequência. Faça consultas de acompanhamento para verificar o seu progresso e discutir os problemas remanescentes. Você vai precisar fazer dessas visitas ao médico uma prioridade para o resto da vida (veja referência 2).

    Loading...
  2. Evite substâncias nocivas, como álcool e cigarro. Estas substâncias podem agravar seus problemas de saúde e até mesmo causar o desenvolvimento de outros tipos de câncer. Além disso, o álcool prejudica a função do fígado e você vai precisar de órgãos que trabalhem integralmente para ajudar seu corpo a se recuperar do tratamento contra o câncer (veja referência 2).

  3. Coma alimentos saudáveis ​​e faça exercícios. Certifique-se de obter a sua dose diária total de frutas e legumes para manter o corpo em forma. A fibra das frutas e dos vegetais, assim como de outros alimentos nutritivos, como grãos integrais, pode ajudar a prevenir a recorrência de câncer, bem como manter seu peso e gordura no sangue sob controle. Exercite-se diariamente, até mesmo uma leve caminhada vai fazer maravilhas para reparar o seu corpo (veja referência 2).

  4. Visite um especialista, caso tenha perda de memória ou enfraquecimento do raciocínio. De acordo com a Mayo Clinic, este fenômeno é conhecido como "quimio-cérebro", um nome para os problemas cognitivos que os pacientes, muitas vezes, enfrentam após a quimioterapia. Uma neuropsicóloga poderá ajudá-lo a se adaptar às mudanças em seu cérebro e reparar os padrões de pensamento. Faça exercícios de repetição para ajudar a sua memória (veja referência 3).

  5. Proteja-se contra infecções, já que seu sistema imunológico enfraquecido vai deixá-lo mais vulnerável a doenças. Lave as mãos após usar o banheiro ou antes de comer. Mantenha-se afastado da família e dos amigos com resfriados ou gripe.

Loading...

O que você precisa

  • Frutas
  • Legumes
  • Grãos integrais

Referências

Loading ...
Loading ...