Mais
×

Como pintar lápides com tinta a óleo

Com o passar do tempo, uma lápide pode precisar ser limpa e repintada para que as letras permaneçam visíveis e a pedra fique cuidada e nítida em contraste com a grama. Elas são periodicamente restauradas e pintadas pelo fabricante e algumas lápides são fabricadas com um acabamento de tinta para ajudar na preservação. No entanto, você mesmo pode pintar e restaurar a lápide, se trabalhar com calma e cuidado. Algumas pessoas decidem pintar todo o granito e refazer as letras com tinta a óleo. Outras simplesmente preferem limpá-las e retraçar as letras com essa tinta.

Instruções

Restaure um lápide para conservar sua beleza original (paint brush image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Entre em contato com a administração do cemitério e peça permissão para limpar, pintar e restaurar a lápide.

  2. Escolha uma tinta esmalte para granito a base de óleo que combine com as cores da pedra atual. A maioria das lápides é feita com granito preto e branco, mas outras têm cores puxadas para o marrom. Certifique-se de utilizar tinta para pedra com acabamento de granito, pois ela é feita para proteger materiais porosos do clima rigoroso.

  3. Espalhe capas plásticas em torno da lápide para que a tinta e os resíduos não respinguem sobre a grama ou uma base de concreto.

  4. Espirre água sobre a superfície e use uma esponja ou pano úmido para remover a sujeira e os resíduos da lápide. Adicione algumas gotas de detergente em um balde cheio com água morna. Esfregue a lápide com um pano, torcendo-o e mergulhando-o na água novamente. Continue o processo até que a sujeira tenha sido removida. Encha o balde com água limpa e quente e enxague a lápide. Esfregue resíduos de tinta seca com um escovão de náilon. Evite utilizar escovões de aço, uma vez que podem causar arranhões que podem gerar a formação de musgo amarelo, um tipo de fungo que cresce em pedras.

  5. Aplique a fita crepe sobre as letras para protegê-las da tinta de granito.

  6. Agite e misture a tinta para granito, cuidadosamente. Mexa com um palito e certifique-se de mexer próximo às laterais e ao fundo para conseguir uma cor uniforme. Adicione cristais brilhantes, que podem ser comprados separadamente, se você quiser um acabamento cintilante. Siga as orientações do fabricante para misturá-los à tinta.

  7. Mergulhe um pincel de tamanho médio na tinta, molhando somente a ponta, e pinte em movimentos verticais suaves, da base até o topo. Deixe a tinta secar por uma noite. Se necessário, aplique uma segunda demão e deixe-a secar. Remova a fita crepe das letras e volte a aplicá-la nas extremidades das letras para evitar respingos na granito recém-pintado.

  8. Agite e mexa a tinta dourada, cor de bronze ou da cor das letras. Mergulhe a ponta do pincel e, com cuidado, retrace as letras na lápide.

O que você precisa

  • Tinta para granito
  • Capas de plástico
  • Garrafa spray
  • Água
  • Esponja
  • Balde
  • Detergente
  • Fita crepe
  • Escova de cerdas firmes
  • Pincel de tamanho médio
  • Pincel de 1,5 cm
  • Palitos para misturar a tinta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article