on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como reparar rachaduras em uma lareira de tijolos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O calor intenso tem um efeito negativo sobre a alvenaria, mesmo que construções desse material devam suportar tal temperatura. Em uma lareira de tijolos, o tempo e o uso irá eventualmente rachar a argamassa e os tijolos. A reparação desses danos imediatamente é fundamental, uma vez que o fogo segue o caminho de menor resistência, e uma rachadura crescente em sua lareira pode ser tornar perigo de incêndio. Argamassa rachada é reparável com apenas algumas ferramentas e materiais básicos, mas reparar um tijolo rachado geralmente significa substituí-lo.

Instruções

Lareiras devem ser mantidas em bom estado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Esfregue a argamassa rachada com uma escova de ferro para remover qualquer cimento fraco ainda preso na rachadura.

    Loading...
  2. Carregue um tubo de argamassa para lareira dentro de uma pistola de calafetar, e corte fora o bico injetor em um ângulo de 45 graus com uma faca, de modo que a largura combine com a largura da rachadura. Encha o buraco com pressão bem constante no gatilho da pistola de calafetagem. Nivele o reparo e raspe o excesso com uma colher de pedreiro. Permita que a argamassa seque pelo tempo especificado pelo fabricante antes de usar a lareira.

  3. Remova um tijolo rachado lapidando a argamassa para fora das articulações em torno dele, usando toques firmes de um martelo. Puxe o para fora, uma vez que estiver solto.

  4. Misture a argamassa de acordo com as instruções da embalagem. Espalhe a massa no fundo do espaço oco com a colher de pedreiro, combinando a largura da argamassa existente nas juntas da lareira. Espalhe uma camada de cimento com a mesma largura em cima e dos lados no local do tijolo a ser substituído, e enfie esse tijolo no espaço oco. Raspe o excesso de argamassa jogando para fora das articulações com a colher de pedreiro. Permita que a argamassa se estabeleça conforme as diretrizes do fabricante antes de usar a lareira.

Loading...

Dicas

  • Você pode consertar rachaduras na parte externa da lareira com tijolos e argamassa comuns, desde que essa área não esteja em contato com o fogo e é exposto a temperatura ambiente. Reparos por dentro da lareira, porém, requerem o uso de tijolos e argamassa resistentes ao calor.

O que você precisa

  • Escova de ferro
  • Tubo de argamassa para lareira
  • Pistola de calafetagem
  • Faca de cozinha
  • Colher de pedreiro
  • Martelo
  • Talhadeira
  • Mistura de argamassa resistente ao calor
  • Tijolos resistentes ao calor para substituição

Referências

Loading ...
Loading ...