Como resolver problemas usando funções financeiras no Excel

Escrito por james highland | Traduzido por lucas calazans
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Como resolver problemas usando funções financeiras no Excel
O Excel oferece ferramentas financeiras incorporadas ao programa (finance #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

O Microsoft Excel é bem adequado para tarefas financeiras. O programa organiza os dados em colunas e linhas e esse tipo de planilha é ideal para a entrada de dados numéricos. O Excel inclui centenas de funções internas que podem ser usadas ​​em fórmulas para fazer referência a dados nas células da planilha. Muitas destas funções lidam especificamente com cálculos financeiros comuns. O programa é bem definido, portanto, acessar e personalizar estas funções é algo muito simples. Você não precisa de conhecimento prévio de finanças para integrar funções financeiras do Excel na sua resolução de problemas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Microsoft Excel

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Instruções

  1. 1

    Abra o Microsoft Excel.

  2. 2

    Digite os dados financeiros do problema que você precisa resolver. Por exemplo, se quiser calcular o pagamento mensal de um empréstimo automático, digite todos os parâmetros do empréstimo na folha de cálculo. Coloque cada um em uma célula diferente. O principal pode ser colocado na célula A1, a taxa de juros na célula A2 e o termo (duração) do empréstimo na célula A3.

  3. 3

    Clique em uma célula vazia onde você deseja inserir o cálculo financeiro.

  4. 4

    Clique no botão "FX" na barra de fórmula do programa. Ele está localizado diretamente acima da grade da planilha principal. Uma janela chamada "Assistente de função" aparecerá.

  5. 5

    Selecione a categoria "Financeiro" nesta janela. A lista de funções na parte inferior da tela vai mudar e mostrar todo o programa de ferramentas financeiras existentes. Procure nesta biblioteca de funções pelo tipo de cálculo financeiro que é mais adequado às suas necessidades. Quando você clica em cada função, um resumo dela, a sua finalidade e os dados necessários irão aparecer na parte inferior da janela.

  6. 6

    Clique no botão "OK" na janela do "Assistente de função", uma vez que você tenha identificado uma função que calcula a informação que você precisa. Por exemplo, para inserir a função "PMT" na planilha, clique em "PMT" e pressione "OK". Essa função irá calcular prestações do empréstimo. Uma nova janela específica para essa função irá aparecer.

  7. 7

    Clique no primeiro campo da janela para a função. Em seguida, clique na célula da planilha que contém os dados necessários para esta função. Para a função de "PMT", o primeiro campo é para a taxa de juros. Clique na célula que contém a taxa de juros e o nome desta célula será colocado na janela de função.

  8. 8

    Insira os outros nomes de células na janela de função conforme o caso.

  9. 9

    Clique no botão "OK" quando tiver inserido todas as informações necessárias na janela de funções. A fórmula é automaticamente colocada na planilha e exibe os resultados.

Dicas & Advertências

  • Apenas os campos em negrito são obrigatórios em uma janela de função. Algumas funções fornecem outros parâmetros que são opcionais, mas não é necessário completar para o cálculo.

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