×
Loading ...

Como restaurar caixas de música e relógios musicais

As caixas de música e os relógios musicais eram comuns no século 19 e início do século 20. Os comerciantes e colecionadores antigo visavam os detalhes mecânicos complexos e as madeiras ricas utilizadas na construção de caixas de música e relógios. Ambas as caixas e relógios contêm, finamente trabalhados, delicados mecanismos mecânicos para a cronometragem e para a execução das músicas. Alguns dispositivos de música usam tambores, sinos, pentes, cilindros e pinos para tocá-la. Outros usam um disco de metal com furos que "puxam" os dentes de um pente para tocá-la. A mola é usada para enrolar o mecanismo e reproduzir a música, ou então para virar os ponteiros do relógio.

Instruções

Mantenha o passado vivo, restaurando sua caixa de música favorita ou um relógio musical (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Restaure um pente ou disco enferrujado delicadamente limpando-o com um pouco de palha de aço. Retire cuidadosamente o pente ou o disco usando uma pequena chave de fenda magnética. Levante cuidadosamente os parafusos para fora do mecanismo, sendo extremamente cuidadoso para não deixar cair nenhum.

    Loading...
  2. Coloque o pente ou disco em um pano limpo e macio em uma superfície plana. Cuidadosamente analise o pente ou disco, buscando quaisquer indícios de corrosão e ferrugem. Pequenas quantidades de oxidação podem ser removidas esfregando a área oxidada com um pedaço de palha de aço. Esfregue em apenas uma direção, aplicando uma leve pressão. Os discos e pinos que tiverem ferrugem ou corrosão em excesso precisam ser restaurados por profissionais, ou ainda substituídos.

  3. Examine a mola e adicione uma ou duas gotas de óleo de máquina, caso ela pareça um pouco enferrujada. Esfregue delicadamente com um pedaço de palha de aço e limpe a ferrugem e o excesso de óleo com um pano macio.

  4. Verifique se a mola está enrolada uniformemente e dobrada. Se ela estiver danificada, você pode substituí-la. Remova uma mola danificada mantendo o cilindro estável e, em seguida, remova os pequenos parafusos que seguram a mola no lugar. Substitua a mola, enquanto segura o cilindro, e em seguida substitua os parafusos para fixá-lo no lugar.

  5. Retire pequenas quantidades de ferrugem dos cilindros e discos usando óleo de máquina e um pano macio ou cotonete. Evite esfregar ou friccionar os cilindros e discos com a palha de aço. Limpe o óleo de máquina remanescente após a ferrugem ter sido removida.

Loading...

Dicas

  • Evite aplicar tensão na mola que enrola a caixa de música ou um relógio musical. Somente enrole o mecanismo de música quando você for ouvi-la.
  • Utilize apenas pequenas quantidades de óleo durante a limpeza do mecanismo de música. O excesso de óleo pode causar o acúmulo de poeira sobre o mecanismo.
  • Se você não tem certeza sobre a sua capacidade de limpar e reparar sua caixa de música ou um relógio musical, leve-o a um profissional.

Aviso

  • Nunca tente desmontar uma caixa de música que não esteja funcionando, a menos que você esteja familiarizado com esse tipo de trabalho.
  • Nunca tente remover a mola de uma caixa de música ou um relógio musical se a mola estiver enrolada. A tensão pode subitamente liberar e danificar os componentes mecânicos ou ainda causar ferimentos.

O que você precisa

  • Palha de aço
  • Pequeno conjunto chaves de fenda magnéticas
  • Pano macio e limpo
  • Óleo de máquina

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...