×
Loading ...

Como retirar ferrugem de um instrumento musical

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quase todas as lojas de reparação de instrumentos musicais já viram casos de instrumentos corroídos por ferrugem. A corrosão em instrumentos musicais ocorre porque o material do instrumento (geralmente cobre ou outro tipo de metal) reage com agentes do ar, e também com a umidade. Se a corrosão é muito ruim, o instrumento pode cheirar mal e tornar-se impossível de tocar. Se o seu instrumento está corroído, a retirada da corrosão deve ser tentada antes de se jogar o instrumento no lixo.

Instruções

A corrosão em instrumentos musicais ocorre porque o material do instrumento reage com agentes do ar e também com a umidade (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Desmonte o instrumento para ter acesso à área oxidada.

    Loading...
  2. Lustre a área oxidada do instrumento gentilmente com o pano de limpeza para remover o excesso de corrosão.

  3. Misture um pouco de sabão e água, e use um pano macio para limpar a área oxidada do instrumento. Torça o pano, de modo que ele fique úmido, não molhado (pulverizar a mistura sobre o pano ao invés de molhá-lo na pia vai ajudar), especialmente se você está tentando tratar partes de um instrumento de madeira que são difíceis de remover ou se você tem um instrumento que possui teclas. Certifique-se de deixar o instrumento completamente seco.

  4. Repita os paços 2 e 3 de acordo com a necessidade.

  5. Aplique o líquido para polimento à área oxidada com um pano macio, e esfregue com movimentos circulares. Limpe qualquer resíduo.

Loading...

Dicas

  • Se você não tem certeza do tipo de metal que é utilizado na construção de seu instrumento, sempre verifique com o fabricante (ou pelo menos uma pessoa respeitável que faça a reparação de instrumentos musicais) para descobrir. Isso é muito importante porque o tipo de líquido para polir que você vai usar depende dos materiais contidos no instrumento, usar um produto projetado para um metal diferente pode danificar o instrumento.
  • Se você não está pronto para o desafio de desmontar seu instrumento, não se incomode tentando limpá-lo. Você não terá toda a corrosão removida se você não desmontá-lo corretamente. Não há mal nenhum em deixar alguém que é treinado no reparo do instrumento fazer a desmontagem e remontagem para você e, como um bônus, ele pode fazer ajustes no instrumento enquanto ele o monta novamente para melhorar a sua performance.
  • Lembre-se de que manchas e ferrugem são diferentes. Manchar atua apenas sobre a superfície do metal e geralmente fica azul-esverdeada. A ferrugem possui coloração marrom-avermelhada e pode ocorrer por todo o instrumento. Uma mancha pode ser retirada em casa, mas um problema de ferrugem deve ser levado a uma loja de reparação em instrumentos musicais.
  • Uma leve camada de óleo pode manter as partes metálicas de um instrumento livre de corrosão, assim como a limpeza correta do instrumento após cada utilização.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Pano de limpeza macio
  • Líquido para polir latão ou um apropriado para metal
  • Água
  • Sabão
  • Escova para limpar instrumentos musicais (ou escova de cerdas macias)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...