×
Loading ...

Como reutilizar tubos de papel higiênico para fazer vasos

Começar a cultivar plantas com sementes dentro de casa é uma das maneiras mais baratas de ter uma grande variedade em seu jardim. Vasos com mudas podem ser caros, mas é possível usar itens caseiros que normalmente são jogados fora como seus vasos -- tubos de papel higiênico. Você reciclará e economizará dinheiro. Quando a primavera chegar, será possível plantar seus vasos iniciais biodegradáveis de papelão diretamente no solo, sem perturbar as raízes das mudas.

Instruções

Recicle tubos de papel higiênico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Corte o tubo de papel higiênico ao meio com a tesoura.

    Loading...
  2. Faça três cortes verticais de 1,8 cm ao redor de uma ponta do tubo, espaçando-os igualmente para que formem três abas do mesmo tamanho.

  3. Empurre cada uma das abas para que elas estejam perpendicular ao resto do tubo. Após fazer isso, elas formarão um fundo para o vaso tubular.

  4. Coloque os tubos, com o fundo para baixo, em uma bandeja ou prato à prova d'água. Posicione os outros tubos próximos uns aos outros até que a bandeja esteja cheia, para que um objeto segure o outro de pé.

  5. Preencha cada tubo até o topo com uma mistura de solo para sementes. Regue o solo até que ele esteja úmido por completo, deixando o excesso de água ser drenado na bandeja.

  6. Semeie uma ou duas sementes em cada vaso. Insira-as em uma profundidade duas vezes maior que a largura e, então, pulverize água na superfície do solo até que ela esteja úmida.

  7. Cubra os tubos com uma camada de filme plástico para preservar a umidade. Coloque-a em um local morno para germinar, o que leva de sete a 14 dias e, em seguida, remova o filme plástico e coloque as mudas em uma janela ensolarada. Mantenha sempre o solo úmido.

  8. Transplante as mudas para o jardim quando a temperatura estiver mais alta ou quando indicado na embalagem das sementes. Faça um buraco com 6 mm a mais de profundidade do que a altura do tubo de papel higiênico. Coloque o tubo no buraco e preencha-o com solo até que a borda superior dele esteja coberta. Regue completamente após plantar. Os tubos são decompostos no solo conforme as raízes crescem.

Loading...

Dicas

  • Tubos de papel de embrulho ou de papel toalha podem também ser usados se forem cortados no tamanho adequado.

Aviso

  • Suporte o fundo do vaso ao movê-lo ou as abas poderão abrir e fazer com que a semente e o solo caiam.

O que você precisa

  • Tubos de papel higiênico
  • Tesoura
  • Bandeja
  • Mistura para solo
  • Sementes
  • Filme plástico

Referências

Loading ...
Loading ...