Como fazer seu robô seguir uma linha no Mindstorms NXT

Escrito por matthew dehaven | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer seu robô seguir uma linha no Mindstorms NXT
Um robô que segue uma linha pode ser uma boa maneira de entrar na programação com o Lego Mindstorms (Retro Robot & Son image by Infs from Fotolia.com)

O kit Lego Mindstorms NXT permite construir e programar uma grande variedade de robôs, mesmo que você não tenha nenhuma experiência anterior em programação. Um bom projeto para iniciantes seria montar um robô de duas rodas e configurá-lo para seguir uma linha desenhada no papel.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit Mindstorms NXT
  • Computador com o programa Mindstorms
  • Grande folha de papel branco
  • Marcador preto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Monte o sensor de luz (ou sensor de cor, se você tem a versão do kit 2.0) do seu robô de modo que ele aponte para o chão. Coloque o sensor em frente e entre as rodas, o mais perto do chão possível. Ligue o sensor no bloco NXT.

  2. 2

    Desenhe uma linha no papel para que seu robô a siga. A linha deve ter cerca de 1,3 cm de largura e não ter curvas. O raio de uma curva deve ser maior que metade da largura do seu robô.

  3. 3

    Ligue o bloco NXT e selecione o submenu "View". Selecione o ícone "Reflected Light" e selecione a porta em que o sensor de luz está ligado. Mantenha o sensor sobre o papel e anote a leitura na tela do bloco NXT. Mova o sensor sobre a linha que você desenhou no passo 2 e anote a nova leitura.

  4. 4

    Crie o programa para o seu robô. Programe o seu robô para colocar a roda esquerda para a frente quando o sensor estiver sobre a linha e a roda direita para a frente quando o sensor estiver sobre papel em branco. Faça o download do programa para o bloco NXT.

  5. 5

    Coloque o robô sobre o papel com o sensor um pouco a direita da linha. Ligue o bloco NXT, selecione o programa que você criou na etapa 4 e execute-o.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível