Mais
×

Como fazer roscas esquerdas em um torno

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No mundo da indústria de que todos fazemos parte, quando se trata de roscas em coisas como porcas, parafusos e ligações com roscas, quase todas são direitas. Apenas aplicações especializadas onde uma porca pode se soltar devido à rotação de eixo ou fuso têm necessidade de roscas esquerdas. Basicamente, os dois procedimentos de corte de uma rosca esquerda e de uma direita são idênticos, exceto pelo posicionamento da ferramenta de corte de rosca esquerda.

Instruções

Você pode cortar roscas esquerdas da mesma forma que as direitas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Centralize o pedaço de material a ser cortado no eixo e aperte-o bem para baixo. Mova a contraponta em posição de sustentar a outra extremidade do material.

  2. Insira uma broca de corte esquerdo no suporte da ferramenta. Estes são obtidos em lojas de ferragens, pela Internet ou em qualquer loja especializada em equipamentos para tornos. Esse suporte é montado no carro transversal.

  3. Ajuste o carro transversal a um ângulo de 29 graus. Use a guia no torno ou um transferidor para obter esse ângulo.

  4. Reverta a direção do fuso, de forma que o carro e, portanto, o rosqueador, passe a se mover da esquerda para a direita quando o torno for ligado.

  5. Ligue o torno e posicione a ferramenta de corte na extremidade do pedaço de material a ser cortado. Se for aplicável, comece o corte cone. Serão necessárias diversas passagens para cortar as roscas, dependendo da profundidade de que você precise.

O que você precisa

  • Transferidor (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article