Estilo

Como fazer saias da cultura cigana

Escrito por jody hanson | Traduzido por ronaldo moretti
 Como fazer saias da cultura cigana

Quanto mais brilho, melhor, para criar uma autêntica saia de cigana

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Saias coloridas nas cores vermelho, amarelo, azul e verde são um ícone cultural dos ciganos, ou Romas, como eles chamam a si mesmos, e são facilmente reconhecidos em todo lugar. Essas saias podem ser na altura dos quadris ou da cintura e são facilmente ajustáveis, ao utilizar-se o estilo de faixa tradicional. O segredo para fazer uma saia de cigana autêntica é fazê-la em camadas crescentes. O resultado é uma peça de roupa pesada, mas fácil de ser usada. Mulheres proeminentes de Roma, tais como Luminita Cioaba, orgulhosamente exibem suas saias culturais em ocasiões festivas e como parte do uso diário. Fazer sua própria saia de cigana é uma oportunidade de ser criativa e passar uma mensagem cultural e de moda.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tecidos com brilho e coloridos
  • Máquina de costura
  • Agulhas e linha

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha de tecidos com brilho e coloridos. Se quiser fazer uma saia de cigana tradicional, use materiais de algodão brilhantes de cores diferentes. Essas tiras podem ser costuradas em camadas para que se pareçam com uma colcha de retalhos. Alternadamente, cada camada pode ter um padrão diferente, contanto que seja brilhante.

  2. 2

    Comece com a camada do fundo e continue subindo. A camada inferior, que deve ser do comprimento do tornozelo – é mais larga. A próxima camada acima deve ter metade da largura e assim por diante. O vestido deve ter pelo menos três camadas, mas não mais que sete.

  3. 3

    Espalhe as camadas em um círculo, uma em cima da outra. Costure a camada juntando-a, pois há duas vezes mais tecido, em um tecido de 5 cm liso. Dobre o tecido ao meio e vire-o de dentro para fora, assim o produto final terá 2,5 cm de espessura. Essa espessura dá estabilidade para a pesada saia de cigana.

  4. 4

    Trabalhe uma camada de cada vez até o topo. Junte o material conforme for realizando o trabalho, para evitar um visual irregular.

  5. 5

    Corte uma faixa de 1 m a 2 m de comprimento. Dobre-a e costure-a, virando-a de dentro para fora, quando terminar. Passe a faixa a ferro antes de anexá-la na camada superior.

  6. 6

    Costure cuidadosamente a faixa na camada superior. Alinhe-a manualmente antes de costurá-la à máquina, para que não se junte em uma área. Essa faixa torna a saia de cigana em um vestido de tamanho único. Historicamente, isso significa que as mulheres podem usar a saia quando estiverem grávidas, simplesmente expandindo a faixa.

Dicas & Advertências

  • Você pode usar um cordão, ao invés de uma faixa, se não se importar em criar um modelo que não seja culturalmente fiel.
  • Para ser culturalmente autêntico, costure pequenos bolsos secretos dentro da saia de cigana. Mulheres em mercados podiam rapidamente desamarrar as saias e esconder o dinheiro de forma segura.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media