Saiba mais sobre o anticorpo IgM

Escrito por alanzulich | Traduzido por thay lemoned
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saiba mais sobre o anticorpo IgM
Amostras de sangue (Comstock/Comstock/Getty Images)

A Imunoglobulina M (IgM) é um dos cinco tipos principais de anticorpos produzidos pelo corpo. É o maior anticorpo que circula através do sangue e do sistema linfático. Os anticorpos IgM compreendem de 5% a 10% de todos os anticorpos presentes no nosso organismo.

Outras pessoas estão lendo

O sistema imunológico

O sistema imunológico é a primeira linha de defesa quando um organismo causador de doença ou substância estranha invade o corpo. Esses invasores são chamados de antígenos, e o sistema imunitário possui a função de combater a ameaça através de anticorpos em desenvolvimento. Os anticorpos se anexam em moléculas de antígeno desencadeando uma resposta imune que irá neutralizar e destruir o invasor.

Linfócito B

Os linfócitos B, ou células B, são responsáveis ​​pela produção de anticorpos e se originam na medula óssea do corpo. Existem receptores na superfície das células B, onde os antígenos que circulam através do corpo se anexam. Uma das funções das células B é a produção de imunoglobulinas, inclusive a IgM.

Resposta imunológica primária

Existem dois tipos de respostas imunitárias no corpo que podem ser identificadas como: resposta imunitária primária e secundária. A resposta primária ocorre quando uma célula B vê um antígeno pela primeira vez. Acontece uma ligação do antígeno na superfície da célula B, assim, estimulando a produção de anticorpos que são capazes de se ligar diretamente ao antígeno. Esse primeiro processo de reconhecimento leva um certo tempo para o desenvolvimento de anticorpos. Existe um atraso inicial do corpo para lutar contra os antígenos invasores. A Imunoglobulina M é um anticorpo produzido durante a resposta imunitária primária, e desempenha um papel significativo de combate à infecção.

Resposta imunológica secundária

Algumas das células B também podem se transformar em células de memória quando expostas a um antígeno pela primeira vez. Essas células se proliferam e vivem no corpo durante um longo tempo, sendo capazes de produzir anticorpos rapidamente ao ver um antígeno pela segunda vez. Essas células de memória que circulam através do corpo permitem a imunidade de uma doença mesmo que ocorra de novo muitos anos depois. O anticorpo predominante produzido durante uma resposta imune secundária é a Imunoglobulina G (IgG).

Imunoglobulina M

O mecanismo de produção de IgM é tanto, que a molécula de IgM não contém os locais de ligação altamente específicos da molécula de IgG. Isso permite a produção rápida de IgM pelas células B durante a resposta imunitária primária, enquanto que as moléculas de IgG levam dias para a reprodução em quantidade. A estrutura da molécula de IgM lhe permite formar um complexo de cinco moléculas, chamado de pentâmero. O pentâmero é capaz de se ligar a vários antígenos simultaneamente, e pode rapidamente limpá-los da corrente sanguínea durante as fases iniciais da infecção.

Combate à infecção

Quando o antígeno é introduzido no corpo pela primeira vez, grandes quantidades de IgM são produzidas, enquanto que as células B produzem de forma lenta uma IgG altamente específica. Uma vez que a IgG é produzida em certa quantidade, ela desempenha um papel importante na remoção de antígenos pelo corpo, devido à sua forte capacidade de ligação com essas moléculas. No decorrer de uma infecção, um pico rápido de IgM circulante pode ser visto no sangue, seguido de um decréscimo de IgM e aumento da quantidade de IgG. O médico poderá identificar a duração e o curso da infecção, medindo a proporção de IgM para IgG na circulação sanguínea. Uma proporção elevada de IgM indica que existe uma infecção numa fase inicial, enquanto que uma alta proporção de IgG indica que a infecção já está em sua fase final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível