Quais são as causas da tosse noturna em cães?

Escrito por adrienne farricelli | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Quais são as causas da tosse noturna em cães?
O contato com outros cães é uma causa comum de doenças nas vias respiratórias superiores (Image by Flickr.com, courtesy of Beverly)

A tosse canina é um problema comum que muitas vezes requer uma visita ao consultório de um veterinário. Ao fornecer o máximo de detalhes possível, como, por exemplo, quando a tosse ocorre com mais frequência e o tipo de tosse (úmida ou seca), é possível ajudar o veterinário em seu diagnóstico. A tosse noturna em cães pode ser um indício de vários problemas de saúde.

Definição

A tosse canina ocorre quando há algum tipo de irritação na garganta, nas vias aéreas ou nos pulmões. É caracterizada por uma expiração de ar ruidosa e forte por meio da boca.

Significância

Uma tosse que começa à noite ou piora durante a noite pode ser agravada pela posição em que o cão dorme. Quando o animal se deita, o espaço do pulmão é consideravelmente comprometido, provocando o acúmulo de fluidos enquanto ele dorme e, às vezes, fazendo com que o cão acorde e tussa.

Quais são as causas da tosse noturna em cães?
Quando o cão se deita, as tosses podem ser agravadas (Image by Flickr.com, courtesy of kenna takahashi)

Tosse dos canis

A tosse dos canis é uma infecção no trato respiratório superior que afeta cães que tiveram contato com outros cães, como durante uma estadia em um hotel para cachorros, um passeio no parque ou em exposições caninas. Os animais afetados desenvolvem uma tosse seca que produz um muco esbranquiçado e tende a piorar durante a noite.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca congestiva provoca um acúmulo de fluidos nos pulmões do cão, o que resulta em uma tosse branda durante a noite. Conforme a doença progride, os cães podem tossir uma espuma aguada e rosada, e a tosse pode se tornar mais frequente e até mesmo causar dificuldades respiratórias.

Considerações

Como a tosse noturna tende ser um dos primeiros indícios de doenças cardíacas, é imperativo que os donos de cães procurem um veterinário imediatamente. A tosse pode ocorrer em razão de várias doenças e distúrbios, portanto, é provável que seja necessário realizar vários exames para diagnosticar a causa exata.