×
Loading ...

Como salvar um arquivo CSV no formato UTF-8

Atualizado em 20 julho, 2017

O UTF-8 é um conjunto de codificação que pode conter qualquer caractere de código unitário, sendo ainda mais compacto do que o ASCII. Por essa razão, o UTF-8 é apropriado para escrever códigos usados em programas multiplataforma. Muitas pessoas utilizam a codificação UTF-8 para enviar e receber e-mail em várias linguagens. Infelizmente, nem todos os aplicativos podem codificar arquivos, usando o UTF-8 como padrão, e o Microsoft Excel é um deles. Em vez de usar código unitário, o Excel codifica arquivos CSV usando o ANSI. Para isso, você precisa alterar o conjunto de caracteres padrões do Excel. Se você não tiver o Excel instalado, pode usar o Bloco de notas para criar uma versão UTF-8 do seu arquivo.

Instruções

Você deve usar o bloco de notas para codificar o seus arquivos CSV em UTF-8 (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Usando o Bloco de Notas

  1. Clique em "Iniciar", digite com "notepad" (bloco de notas) no campo de procura e pressione "Enter" para iniciar o aplicativo.

    Loading...
  2. Clique em "Arquivo", depois, em "Abrir". Clique no menu suspenso ao lado do campo "Nome do arquivo" e, depois, escolha "Todos os arquivos".

  3. Localize o arquivo CSV que você deseja converter para o UTF-8. Selecione-o e clique em "Abrir". Isso vai carregar os dados do CSV no seu Bloco de Notas.

  4. Abra o menu "Arquivo", novamente, e clique em "Salvar como". Digite o nome do arquivo. Certifique-se de incluir ".csv" na extensão de arquivo.

  5. Clique no menu suspenso, ao lado de "Salvar como tipo de arquivo" e escolha "Todos os arquivos".

  6. Acesse "Codificação" e selecione "UTF-8" no menu suspenso. Clique em "Salvar".

    Usando o Microsoft Excel

  1. Inicie o Microsoft Excel. Clique no botão do Microsoft Office e, depois, escolha "Abrir". Selecione o seu arquivo CSV na lista e clique em "Abrir".

  2. Clique no botão do Microsoft Office e, depois, clique em "Salvar como". Digite o nome do arquivo.

  3. Clique no menu suspenso, ao lado do "Salvar como tipo de arquivo" e, depois, escolha "CSV", que o delimitará por vírgulas.

  4. Clique no botão "Ferramentas" na porção inferior da janela e, depois, escolha "Opções da web".

  5. Acesse aba "Codificação". Abaixo de "Salvar esse documento como", clique no menu suspenso e escolha "Unicode (UTF-8)". Clique em "Ok" e, depois, em "Salvar".

Loading...

Aviso

  • O Bloco de Notas pode não abrir arquivos muito grandes. Nesse caso, use um editor de texto mais poderoso, como o Notepad++.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...