Para que serve uma análise financeira?

Escrito por john hewitt | Traduzido por tradutor em demand media studios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Para que serve uma análise financeira?
A análise financeira determina a viabilidade de uma empresa (Flying Colours Ltd/Photodisc/Getty Images)

A análise financeira determina a viabilidade de uma empresa. Ainda que esteja relacionada à contabilidade, ela é menos focada na manipulação dos números de uma empresa do que na observância do setor empresarial ou do mercado como um todo e busca descobrir como ambos se comportarão no futuro. Os analistas financeiros também realizam pesquisas sobre a própria empresa ou sobre o mercado mais amplo para informar à gestão sobre o curso de ação sugerido para o aumento dos lucros e a diminuição dos passivos.

Importância

Um analista financeiro trabalha como um empregado de uma empresa para determinar como melhorar a sua rentabilidade, como um consultor contratado pela organização para analisá-la ou por um terceiro para a análise de outra empresa ou das condições do mercado. Os analistas buscam melhorar vários índices financeiros para as empresas analisadas — principalmente do lucro ao prejuízo e dos ativos aos passivos. Esses profissionais também examinam as demonstrações de fluxo de caixa com cuidado para a verificação da sua eficiência.

Tipos

Os índices primários que um analista financeiro deve registar, analisar e buscar otimizar são a alavancagem, a liquidez, a rentabilidade, a eficiência, o retorno aos acionistas e o valor de mercado. A alavancagem representa a relação entre os ativos e as dívidas. Os índices de liquidez determinam quão bem a empresa financia suas dívidas. Os índices de rentabilidade determinam a geração de resultados de uma empresa. A eficiência representa o quão bem a organização pode utilizar seus ativos para gerar maiores lucros. Os índices de retorno aos acionistas mostram o quão bem a empresa devolve parte dos seus lucros para os acionistas e o índice de valor de mercado é um julgamento mais subjetivo que decide como a empresa está atuando em relação ao mercado presente e suas perspectivas futuras.

Função

Os analistas financeiros aprendem a ler balanços e demonstrações de fluxo de caixa para determinar todas essas informações e também precisam saber como se comunicar com vários gerentes e até mesmo com os funcionários para ganhar uma noção melhor da empresa, tal como existe entre os trabalhadores. Os analistas financeiros podem exigir anos de dados para a criação de um relatório completo sobre a companhia e também terão que traçar linhas de tendência que mostrem como todos os principais índices interagem uns com os outros ao longo do tempo.

Efeitos

Os analistas não podem mudar uma empresa por si só, mas podem fornecer os dados cruciais necessários para a implantação dessas melhorias necessárias para a prosperidade em um mercado competitivo. Os índices utilizados na análise financeira são muito afetados pelos métodos contábeis. Uma mudança na contabilidade pode alterar radicalmente os índices operacionais. Assim, as alterações contábeis devem ser registradas cuidadosamente e observadas para a elaboração de uma análise precisa.

Benefícios

Os analistas financeiros são empregados para a otimização das empresas e podem fazê-lo em nome da própria companhia, dos investidores ou de um terceiro. Na ocasião, um analista passará por cima de setores econômicos inteiros e não apenas de empresas individuais para fornecer informações valiosas aos investidores. Eles têm uma vantagem particular por trabalharem com dados objetivos para a formulação da sua análise. Essa é a maior força da profissão — que conta principalmente com os números para descobrir os pontos fortes e fracos de qualquer empresa disposta a abrir os seus livros contábeis.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível