Saúde

O que significa dedos dormentes e formigando?

Escrito por vallierie cureton | Traduzido por lucas schiavo
O que significa dedos dormentes e formigando?

O que significa dormência nos dedos

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Dormência nos dedos, acompanhada de formigamento, é um sintoma de uma condição que afeta ou os nervos ou os vasos sanguíneos. Médicos geralmente se referem a isso como parestesia dos dedos, o que pode ser sintoma de uma variedade de doenças, incluindo diabetes, derrame, convulsões, síndrome do túnel carpal e doença de Raynaud.

Outras pessoas estão lendo

Dormência isolada

Se a dormência e formigamento nos dedos aparecerem como uma experiência isolada após um ferimento como fratura, acidente ou congelamento, os nervos e os vasos sanguíneos podem ter sofrido dano. Isso deverá ser tratado por um médico para que o sintoma não ocorra mais.

Dormência recorrente

Se a dormência e formigamento forem constantes, a causa subjacente pode ser qualquer coisa, desde síndrome do túnel carpal até algum problema mais sério na saúde, como derrame ou esclerose múltipla, sendo que todas necessitam de atenção médica.

Doença de Raynaud

A doeça de Raynaud faz com que os dedos da mão e dos pés se tornem brancos, dormentes e formiguem quando expostos a temperaturas frias ou estresse. A causa exata não é conhecida, mas pode ser resultado de uso constante de máquinas vibratórias ou doenças de sangue, como a artrite reumatoide.

Causas sérias

Doenças sérias podem ter o sintoma de dormência, como diabetes, esclerose múltipla, derrame e convulsões. Essas doenças são um risco à vida, então, atenção médica é imprescindível.

Outras causas

Dormência e formigamento nos dedos podem ser também resultado de níveis anormais de químicos no corpo, como potássio e sódio. Algumas medicações também podem causar essa sensação, assim como falta de vitamina B12 no sistema.

O que fazer?

A dormência e o formigamento, com exceção de motivos óbvios como dormência nas mãos, devem ser verificados por um médico. Entretanto, se você experimentar fraqueza, perda de consciência, fala arrastada, dificuldade de locomoção ou dormência após um ferimento na cabeça, costas ou pescoço, vá imediatamente para um hospital.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media